Capítulo Trinta e Nove: O Povo da Família Ye
A senhora aproximou-se com cautela.
Nesse momento, o magistrado da cidade encontrava-se mudo, esmagado pela pressão opressora exercida pelo velho à sua frente. O idoso parecia prestes a explodir em fúria. A senhora avançou e, apressadamente, fez uma reverência graciosa.
— Ilustre imortal, meu marido tem sofrido de uma melancolia que lhe debilitou a saúde. Se há algo que precise ser dito, permita que esta humilde serva responda em seu lugar. Peço que o senhor nos perdoe!
A senhora posicionou-se diante do magistrado. O velho, que estava prestes a perder a paciência, ao vê-la, suavizou a expressão e começou a observá-la. A senhora sentia o rosto corar e as pernas vacilarem.
— Muito bem! Não importa quem seja, contanto que possa responder, basta! Para mim, é indiferente. Mulher, diga-me agora: onde se encontra o vilão Ye?
O velho desviou o olhar, parecendo demonstrar uma certa admiração pela senhora. Ela, por sua vez, sentiu que talvez tivesse interpretado mal a situação; o idoso apenas a observava, sem segundas intenções. Pelo contrário, ele não parecia desprezar as mulheres; ao menos, tratava-a com a mesma consideração que dispensava ao magistrado, sem qualquer distinção hierárquica.
O magistrado, sentindo-se aliviado, deixou-se cair sentado no chão. Ah, agora sim havia distinção! O olhar que o velho lançou ao magistrado estava carregado de um desdém evidente.
A senhora, surpreendentemente, sentiu-se bem.
— Ilustre imortal — disse ela, com compostura.
Sentia-se encorajada pelo fato de não ter sido desprezada.
— Sobre... Ah!
Mal pronunciou duas palavras, ela recuou bruscamente, com os olhos arregalados, como se visse algo inacreditável. Não era uma coisa, era uma pessoa! Ou melhor, não era apenas uma pessoa... era um imortal! Um imortal que não deveria estar ali, mas que, diante de seus olhos, estava presente. A senhora mal podia acreditar; aquilo transcendia completamente a sua imaginação.
— O que houve? — perguntou o velho, intrigado.
Seguindo o olhar da senhora, ele notou, entre a multidão, um homem de porte elegante e sereno, parado não muito longe, examinando um rolo de pintura na parede. A obra parecia ser de algum artista mortal, com traços e intenções artísticas de alta qualidade, mas indigna do olhar de um imortal. No entanto, o homem contemplava-a com uma tranquilidade absoluta.
Ele era diferente dos outros.
O velho hesitou e, ao observar o indivíduo com atenção, lembrou-se de algo. O seu rosto transfigurou-se em puro choque e descrença.
— Como pode ser? Como?
— O que foi? — perguntou um companheiro ao lado.
— Olhem! — o velho apontou para o homem que observava o quadro.
O companheiro olhou, e os outros, atraídos pelo exclamo, também voltaram os olhos para lá. Todos viram o homem. Ele, alheio a tudo, continuava a olhar para a pintura, como se nada mais existisse no mundo.
— O vilão Ye!
— Não é aquele Ye Tiansheng?
— Que audácia!
A multidão exclamou, tomada pelo espanto. Como Ye Tiansheng poderia estar ali, misturado a eles? Se ninguém o tivesse notado, teria passado despercebido como um dos presentes. Muitos sentiram uma fúria crescente, enquanto outros foram tomados pelo pânico.
— Quando ele chegou?
— Ninguém sabe!
— Esse sujeito parece ter seus truques!
— Não importa que truques ele tenha! Agora ele é um rato na armadilha!
— Exato! Exato!
A multidão gritava e, prontamente, cercou Ye Tiansheng.
— Ye Tiansheng, que coragem a sua aparecer aqui! Mas, ao menos, poupou-nos o trabalho de procurá-lo. Renda-se logo e evite problemas! Assim, sofrerá menos!
A senhora já havia puxado o magistrado para longe, escondendo-se a uma distância segura. Embora soubesse que, se os imortais começassem a lutar, aquela distância seria inútil, era a única coisa que podiam fazer.
— Senhores, acalmem-se. Podemos conversar depois que eu terminar de apreciar esta pintura? — disse Ye Tiansheng, sem se virar, com um tom de voz casual, como se falasse de assuntos domésticos.
A multidão irritou-se. Aquilo era um desprezo intolerável! Embora fossem cultivadores de pequenas seitas ou andarilhos, Ye Tiansheng não tinha o direito de tratá-los com tamanha desdém. Os mais rápidos a agir eram sempre os membros de seitas menores e os andarilhos, tanto pelo número quanto pelo faro aguçado para o perigo.
— Canalha, a quem você pensa que está desprezando?
— Um mero demônio, ousando desdenhar de nós, homens de justiça? Onde está a lei celestial?
— Irmãos, ataquemos juntos e exterminemos este demônio!
Todos clamavam, especialmente o velho da agência de escolta, que gritava mais alto que todos, embora, enquanto gritava, fosse recuando para trás dos demais.
A senhora e o magistrado, observando de longe, sentiram o coração apertar. Parecia que aqueles imortais não passavam de charlatães de rua: gritavam mais alto que qualquer um, mas, na hora da verdade, ninguém se movia. Seriam falsos imortais? Não chegavam a ser falsos, afinal, podiam voar, mas certamente não eram imortais poderosos.
— Por que insistem? — Ye Tiansheng balançou a cabeça.
Ele terminou de observar o quadro, virou-se e, num piscar de olhos, o ambiente ao redor mudou drasticamente. Deixaram a mansão do magistrado e surgiram em uma terra envolta em trevas.
— Uau! O que é isso?
— Transposição de espaço?
— Canalha, isso não é transposição de espaço, é uma mudança de céus e estrelas!
— Não, não é isso! É um deslocamento de plano dimensional! Eu reconheço, estive uma vez num reino secreto e foi assim. Fomos movidos pelo demônio Ye para outro plano!
— O que faremos?
— Nada, somos muitos! Basta capturá-lo e então forçá-lo... Ah! Meu poder! Meu cultivo...!
O homem que falava começou a gritar, e logo os outros seguiram o coro. O poder e o cultivo de seus corpos estavam vazando para fora com uma rapidez extrema, como água por entre os dedos. Em um instante, aqueles imortais foram esvaziados por completo. Agora, não passavam de mortais. Embora seus corpos ainda fossem mais resistentes que os de um homem comum, isso era limitado; a força dos imortais, afinal, dependia do cultivo para conferir propriedades mágicas, como a invulnerabilidade. Sem o cultivo, eram apenas homens fortes, mas inferiores a um mestre de artes marciais.
Ye Tiansheng flutuava a poucos metros do solo, uma altura que impedia qualquer um deles de alcançá-lo, permitindo-lhe assistir ao espetáculo. O cultivo dos imortais transformava-se em minúsculas partículas de luz, espalhando-se pelo mundo e integrando-se a ele. O mundo parecia vibrar de alegria. Aquela terra, antes mergulhada em trevas, agora ganhava pontos de luz no céu noturno. Leis fundamentais, embora fracas, começavam a surgir, conferindo uma vitalidade antes inexistente àquele lugar.
Uma nuvem negra que passava pelo céu, ao avistar Ye Tiansheng, fugiu como um raio.
— Este é um mundo em formação! Ele está devorando nosso cultivo! — gritou um deles. — Maldito demônio Ye! Que armadilha cruel! Estamos perdidos, seremos o adubo para o mundo dele!
— Escute, sênior Ye, na verdade, sou seu parente distante! Veja, também me chamo Ye... Poderia considerar... Ai! Quem me empurrou?
— Irmão Ye! Ainda se lembra de mim? Nós jantamos juntos no jantar de ano novo da família Ye, eu estava na mesa setecentos e sessenta e cinco!
Um jovem tentava afastar o cabelo do rosto, esperando que Ye Tiansheng o reconhecesse. Os banquetes da família Ye eram grandiosos, com dezenas de milhares de mesas. Ye Tiansheng, o prodígio da família, sempre ficava no pátio interno, em lugares de honra. Ele olhou para o jovem, mas, antes que este pudesse dizer mais algo, foi empurrado.
— Oh, Tiansheng! Tio finalmente te encontrou! Você não sabe como vivi estes anos! — um homem de meia-idade saltou à frente, alegando ser seu tio. E, de fato, havia uma semelhança: um par de olhos, duas orelhas, um nariz e uma boca.
— Você, tio do irmão Ye? Não me faça rir! Eu sou um parente distante e nunca vi você! — protestou o primeiro jovem, levantando-se do chão.
— Saia da frente! Um mero parente distante como você nunca teria acesso ao pátio interno como eu!
Ye Tiansheng olhou para o homem. Independentemente de ser verdade ou não, ele desejava encontrar alguns parentes. Era o desejo de sua consciência anterior, e também o de Ye Tianjin: reviver a família Ye. E, para isso, o primeiro passo eram as pessoas. Sem elas, como falar em reviver a família?
Portanto, qualquer um que quisesse reconhecê-lo como parente, Ye Tiansheng daria a oportunidade. Se eram realmente parentes ou não, pouco importava; afinal, o próprio Ye Tiansheng, em sua essência, não pertencia àquela linhagem. O corpo sim, mas a consciência, não.