11. Creme de castanhas frescas com flores de osmanthus
Página 1/3
Ao ouvir aquela pergunta, Wei Yu subitamente desejou afastar-se depressa, sem deixar vestígios.
Mal havia deslocado a ponta do pé meio palmo quando viu um gato-almiscarado sair lá de dentro, sem pressa.
O Senhor Gato chegou à soleira, ergueu a cabeça redonda e cumprimentou Wei Yu:
— Miau.
Ao mesmo tempo, o capitão Wu surgiu silenciosamente dentro da porta.
— Inspetora Wei, a senhora chegou.
Agora, partir seria um tanto difícil de justificar.
Wei Yu aproveitou a deixa, abanou a manga e entrou. Ao levantar os olhos, deparou-se com aquele rosto desconhecido, no qual transpareciam vagamente alguns traços familiares.
O rosto do rapaz era muito claro; as sobrancelhas, negras como tinta; os lábios, ligeiramente pálidos devido à excessiva perda de sangue. Ainda assim, sua beleza parecia ter nascido com ele.
Antes, Feilian dissera que ele era o mais belo de todos. E, de fato, não exagerara.
Por ser jovem, conservava no rosto um indício de infantilidade. Somente os olhos de fênix, levemente oblíquos, revelavam uma frieza aguda e uma profundidade incompatíveis com a idade. Somadas às sobrancelhas másculas, negras como se tivessem sido pintadas a tinta, essas características irradiavam um esplendor tão deslumbrante que era difícil encará-lo diretamente.
Com o tempo retrocedido, perdoassem sua falta de perspicácia, mas Wei Yu realmente não conseguia encaixar perfeitamente o rapaz diante de si no General Devorador Su Yuanzhi de suas lembranças.
Feilian foi o primeiro a se aproximar:
— Inspetora Wei, eu contei ao Nono Irmão que a senhora gosta muito dos bolinhos reais dos Nove Imortais que ele prepara. Embora ele não saiba o que é a Torre de Neve do Vento Norte, com certeza conseguirá fazê-la no futuro.
Os olhos de Su Jiuyou não demonstravam emoção alguma.
Wei Yu engoliu em seco e só conseguiu esboçar um sorriso constrangido.
Não sabia?
Só os céus sabiam que o nome “Torre de Neve do Vento Norte” também fora algo que ela ouvira de Su Yuanzhi.
A primeira vez que provara aquilo na vida também fora por causa dele.
Wei Yu sorriu levemente para o rapaz deitado no leito.
— Já acordou?
Ela realmente não sabia o que dizer.
Su Jiuyou franziu de leve as sobrancelhas, como se estivesse confuso e um tanto vigilante.
— Você é Wei... Yu?
O capitão Wu estava junto à porta; o subprefeito An e Feilian permaneciam ao lado da cama. Ao ouvir Su Jiuyou chamar Wei Yu diretamente pelo nome, os três se entreolharam, surpresos. Feilian fitou o rapaz com espanto.
Wei Yu fingiu não notar e sorriu afavelmente.
— Exatamente, sou eu. Não sei... o que o Nono Senhor deseja?
Suas palavras eram extremamente corteses, mas, assim que as pronunciou, sentiu certo arrependimento. À exceção do tratamento, era como se tivesse retornado aos dias de sua vida conjugal com Su Yuanzhi.
Su Jiuyou permaneceu em silêncio, fitando-a demoradamente.
— De onde você é?
Wei Yu ergueu uma sobrancelha.
— Venho da capital.
Sua identidade já fora descoberta; não havia necessidade de esconder mais nada.
O vinco entre as sobrancelhas do rapaz aprofundou-se visivelmente, e seus olhos percorreram-na outra vez, da cabeça aos pés.
Era evidente que ainda tinha dúvidas, mas não as expressou.
Os dois permaneciam frente a frente, separados por poucos passos. De tempos em tempos, cada um lançava um olhar ao rosto e ao corpo do outro, mas as palavras eram escassas de modo quase absurdo.
A atmosfera dentro do aposento era tão constrangedora que não apenas Feilian, o capitão Wu e o subprefeito An a perceberam: até o Senhor Gato, que chamara Wei Yu para dentro, sentiu o desconforto. Ergueu a cauda e passou a correr incessantemente entre os dois, como se tentasse romper o impasse.
Su Jiuyou, porém, apenas virou a cabeça em silêncio. Wei Yu não poderia ter ficado mais satisfeita; tratou logo de encontrar uma desculpa para se despedir.
A chuva noturna recomeçou a cair, miúda e persistente.
O subprefeito An acompanhou Wei Yu até seu quarto e mencionou a partida para o distrito no dia seguinte.
— Pretendo partir amanhã, pouco depois da terceira vigília. O capitão Wu não está tranquilo quanto a Su Jiu e precisará ficar mais dois dias.
A admiração de An Cheng por Wei Yu era quase absoluta, e suas palavras transbordavam respeito:
— Antes, a senhora também mencionou que partiria. Já decidiu quando?
Wei Yu recordou o momento em que ela e Su Jiuyou haviam permanecido frente a frente e respondeu:
— Amanhã será ótimo.
Só não sabia se aquele velho raposo de Huang Shiduo aceitaria deixá-la partir com facilidade.
Página 1/3
Página 2/3
An Cheng perguntou, cauteloso:
— Posso saber se haverá alguém acompanhando a senhora, inspetora Wei?
Temendo desagradá-la, acrescentou:
— Não estou tentando me intrometer em seus planos de viagem. É apenas que não me sinto muito tranquilo. Afinal, há muitas matas ao redor de Changhuai, e a região não é exatamente pacífica. Além disso, sempre vejo a senhora viajando sozinha... Receio que isso possa ser perigoso.
Wei Yu sorriu.
— Obrigada pelo aviso, subprefeito An.
Nesse instante, aproximou-se um soldado da guarda pessoal de Huang Shiduo. Depois de prestar continência, disse:
— Inspetora Wei, o general Huang ordenou que, se a senhora quiser ficar, será naturalmente bem-vinda. Mas, caso tenha assuntos a tratar e deseje partir, o general enviará homens para escoltá-la. A decisão caberá inteiramente à senhora.
Wei Yu ficou ligeiramente surpresa.
Naturalmente, compreendeu o sentido das palavras de Huang Shiduo: ele não a obrigaria a permanecer.
Lançando um olhar a An Cheng, disse:
— Por coincidência, eu pretendia partir amanhã junto com o subprefeito An. O que acha, subprefeito?
An Cheng escutava atentamente. Ao ouvir aquilo de repente, ficou radiante.
— Ótimo, ótimo! Assim será melhor do que qualquer outra coisa.
Ao ouvir a resposta, o soldado retornou para prestar contas.
Naquela noite, Wei Yu descansou sozinha no quarto de hóspedes. Ao ouvir a chuva noturna tamborilar contra a janela, incontáveis fragmentos do passado começaram a subir e descer em seu coração, como ondas.
Ela não desejava, de modo algum, recordar aquelas histórias de uma vida distante.
No passado, o primeiro encontro entre Wei Yu e Su Yuanzhi estivera longe de ser harmonioso.
Na época em que o General Devorador Su Yuanzhi ainda não havia conquistado fama nos campos de batalha nem se tornado célebre em toda a corte, sua primeira ida à capital terminara em uma desavença com ela, causando grande alvoroço por toda a cidade.
Por alguma razão desconhecida, Su Yuanzhi entrara em violenta luta com A Mang, o guarda pessoal de Wei Yu. Embora A Mang tivesse artes marciais extraordinárias, acabara levando a pior.
Naquele tempo, Wei Yu era a mais favorecida entre os “confidentes” diante do Príncipe Ji e, além disso, tinha o hábito de proteger ferozmente os seus. Como poderia engolir aquela afronta?
Assim, entrou secretamente em contato com o comandante Zhang, do Escritório de Infantaria dos Nove Bairros, e, unindo forças com ele, tratou de dar uma boa lição em Su Yuanzhi.
Quem poderia imaginar que, dois anos mais tarde, quando Su Yuanzhi retornasse à capital, Wei Yu estaria no pior e mais desamparado momento de sua vida, encarcerada na prisão imperial.
Ouviu dizer que o General Devorador Su Yuanzhi, que fora à capital para receber um título, viera visitá-la. Naturalmente, Wei Yu imaginou que ele estivesse ali para se vingar.
Para dizer a verdade, a prisão imperial já era sombria e aterrorizante, semelhante ao próprio inferno.
Mas todo aquele horror não se comparava ao de ver diante de si um antigo inimigo, sobretudo quando o rosto dele ainda ostentava aquela tatuagem feroz de uma criatura devoradora.
Do outro lado das grades, Wei Yu viu apenas um par de olhos brilhantes, faiscando com uma luz fria. Ele parecia ao mesmo tempo um demônio saído do submundo e uma fera faminta que descera de alguma montanha.
Naquele momento, Su Yuanzhi não disse uma única palavra. Limitou-se a fitá-la em silêncio.
Wei Yu, por sua vez, imaginou cento e oito tipos de tortura, cada um mais terrível e engenhoso que o anterior, e quase se assustou até desmaiar.
Su Yuanzhi não fez coisa alguma. Simplesmente partiu em silêncio.
Logo depois, chegou um decreto imperial concedendo um casamento.
Wei Yu jamais imaginara que, entre tantas punições existentes no mundo, Su Yuanzhi escolheria justamente a mais ardilosa.
Mais tarde, porém, os fatos provaram que... aquela chamada “punição” não era como ela pensara.
Pelo menos, aquele período foi um dos poucos que ela aceitava recordar às escondidas.
Afinal, todas as iguarias e doces maravilhosos de que mais gostara na vida estavam ali.
Como a Torre de Neve do Vento Norte, servida na primavera; a sopa de nabo para acalmar o estômago, no inverno; e o creme de castanhas frescas com flores de osmanthus, no outono. Castanhas tenras, recém-colhidas, cozidas com açúcar; amido de raiz de lótus, doce e delicado, transformado em creme; flores de osmanthus douradas, perfumadas e abundantes; fatias de ameixa verde para equilibrar o sabor. Tanto na aparência quanto no paladar, era uma combinação absolutamente incomparável.
Havia ainda muitas outras comidas que ela jamais ouvira mencionar ou tivera oportunidade de provar. Não apenas haviam restaurado sua saúde, como também curado, sem remédio algum, as mazelas de seu coração.
Foi somente muito, muito tempo depois que Wei Yu percebeu, tardiamente, que talvez tivesse julgado errado aquele General Devorador de aparência demoníaca.
Naquela noite, seu sono foi extremamente inquieto. Entre o vento e a chuva, parecia haver também, ao longe, o choro de alguém desconhecido.
Wei Yu virou-se de um lado para o outro até despertar. Só então percebeu que sonhara com uma noite de muitos anos antes, quando ainda vivia na casa da família Wei.
Página 2/3
Página 3/3
Foi naquela noite que seu pai morreu e que ela pediu ao jovem Príncipe Ji um decreto capaz de mudar seu destino.
Ainda era muito cedo. A chuva não cessara, mas o subprefeito An já estava pronto para partir.
Wei Yu arrumou-se rapidamente e, escoltada pelos soldados enviados por Huang Shiduo, deixou o Passo do Lobo Selvagem junto com An Cheng.
No instante em que os portões da cidade se abriram, Wei Yu olhou para trás, na direção da residência do general.
Não importava se Su Jiuyou era realmente Su Yuanzhi ou não: depois do que acontecera naquele dia, talvez as antigas dívidas de gratidão, rancores e amores pudessem enfim ser encerradas.
Assim como decidira deixar a residência do Príncipe Ji porque não desejava enfrentá-lo, também não queria encarar Su Yuanzhi.
Talvez tivesse viajado até o distrito de Changhuai apenas para desfazer um pequeno nó em seu coração. Agora que seu desejo se realizara, talvez todos devessem simplesmente esquecer-se uns dos outros e seguir seus próprios caminhos.
A estrada, recém-lavada pela chuva, fazia a carruagem sacolejar.
No interior, à luz tênue de uma vela, An Cheng observava repetidamente Wei Yu sentada ao seu lado. Seu rosto parecia irradiar o brilho cálido de um jade sob a sombra da lamparina, e era impossível cansar-se de contemplá-lo.
Por fim, como se tivesse reunido toda a coragem, perguntou:
— Inspetora Wei, há algo que não compreendo.
Wei Yu voltou a si.
— Pode perguntar.
An Cheng disse:
— Como exatamente a senhora soube que havia espiões dos ocidentais entre as tropas? Ah... Não estou tentando investigar nada de propósito. É apenas curiosidade. Se for inconveniente, não precisa me responder.
— Não há problema em contar ao subprefeito.
Wei Yu falou vagarosamente:
— O Passo do Lobo Selvagem é a primeira barreira contra os ocidentais. Nos últimos meses, sempre que nossos soldados saíam da cidade, caíam em emboscadas. Embora Hu Xiang fosse incompetente, era coincidência demais. Essa é a primeira razão. A segunda é que, quando dois exércitos entram em guerra, é comum que ambos enviem espiões ao território inimigo. Por isso, quando usei a língua dos ocidentais para blefar, era certo que alguém acabaria se revelando.
Os olhos de An Cheng pareciam prestes a faiscar como estrelas.
— Embora o raciocínio seja esse, eu jamais teria imaginado que a senhora também soubesse falar a língua dos ocidentais — e tão bem! Vivo em Changhuai há muitos anos e só aprendi uma ou duas frases.
Wei Yu sorriu.
— Nada é difícil neste mundo para quem se dedica.
Ela não explicou mais nada.
Na verdade, embora as razões que apresentara a An Cheng fossem plausíveis, o verdadeiro motivo que a convencera de que certamente havia um espião no Passo do Lobo Selvagem vinha de suas lembranças.
Das lembranças de sua vida anterior.
A queda do Passo do Lobo Selvagem ocorrera porque os espiões dentro da cidade haviam conspirado com os ocidentais, atacando de dentro e de fora ao mesmo tempo.
A derrota do exército acantonado levara ao cerco do distrito de Changhuai.
Naquela época, quem governava Changhuai era justamente o segundo senhor An Cheng, sentado agora diante de Wei Yu.
Em meio à crise, o subprefeito An se levantara para liderar o povo de Changhuai na resistência por meio mês. No dia em que foram derrotados, saltara do alto das muralhas e perdera a vida.
Agora, embora os espiões do Passo do Lobo Selvagem tivessem sido eliminados, quem poderia garantir que não existissem outros perigos ocultos, impossíveis de prevenir?
Wei Yu também não ousava afirmar que, por ter recebido uma segunda chance, o destino do distrito de Changhuai pudesse ser alterado.
E An Cheng...
Nesse momento, um grito lancinante irrompeu do lado de fora da carruagem.
Em meio ao grito, a carruagem sacudiu violentamente. An Cheng levantou depressa a cortina.
— O que está acontecendo?
Do outro lado, Wei Yu reagiu com rapidez, agarrou An Cheng e puxou-o com força.
No instante exato em que a tragédia estava prestes a acontecer, uma flecha disparada de fora entrou zunindo. Passou raspando pelo rosto do subprefeito An e, com um ruído seco, cravou-se na parede da carruagem.
Página 3/3