Capítulo 146 — Cidadão de bem! (Terceira atualização!)
Página (1/3)
Porque, mesmo quando se parte, a pirita continua sendo formada por cubos perfeitamente regulares — essa é uma característica de sua cristalização.
Já o metal diante deles era amarelado, tinha a superfície cheia de reentrâncias e, além disso, era extremamente pesado.
A mão aberta foi se fechando devagar. Jalil voltou os olhos para os Hummers que ainda ardiam. Então era por isso que aquele grupo havia quebrado o costume e acrescentado mais dois veículos.
Estavam contrabandeando alguma coisa para fora!
Melhor ainda: aquele ouro agora seria dele.
Enfiando no bolso o ouro que segurava, virou-se e gritou para os homens que limpavam o campo de batalha:
— O metal amarelo no chão é ouro. Tenham cuidado ao recolhê-lo. Peguem primeiro os pedaços maiores e saiam depressa. Suspeito que eles já tenham recebido notícias.
Os homens trabalharam com rapidez. Em pouco mais de dez minutos, o campo de batalha estava completamente limpo; não restara nem um fio de cabelo.
Depois de confirmar que não havia sobreviventes, Jalil conduziu sua equipe para longe. Não seguiram diretamente para o norte. Foram para oeste, entraram no deserto e retornaram à base subterrânea que haviam cavado com antecedência, onde começaram a dormir.
Somente ao cair da noite o grupo saiu do deserto. Aproveitando-se da proteção do luar, aceleraram rumo ao norte de Kirkuk.
O sol nasceu no leste, espalhando uma luz vermelha como fogo sobre o deserto alaranjado. Tudo era austero e silencioso.
A neblina que surgia no deserto ao amanhecer tornava a paisagem semelhante à de um planeta desolado. Mas nada disso incomodava os homens daqueles pequenos grupos.
Eles já haviam visto aquela cena várias vezes. No começo, ainda se deixavam levar por suspiros, sentindo certo medo e solidão.
Depois de algumas operações, porém, todo o medo e toda a solidão desapareceram, transformando-se na convicção de lutar para proteger suas famílias!
Naquele período, haviam testemunhado com os próprios olhos a brutalidade dos americanos e de seus aliados.
Se não quisessem ver suas famílias reduzidas àquilo, só lhes restava expulsar aqueles malditos. E, se não conseguissem expulsá-los, teriam de matá-los até o último!
Trim-trim!
Em meio à neblina, soou uma sineta. Era o sino pendurado no pescoço do carneiro que liderava o rebanho. Jalil pôs a cabeça para fora, e, pouco a pouco, algumas silhuetas surgiram na névoa.
Cabras e um pastor.
O pastor dirigia uma caminhonete. Ao ver Jalil e os outros, pisou no freio e parou bruscamente. Em seguida, apontou para as roupas na caçamba:
— Finalmente chegaram! Troquem de roupa depressa e esfreguem um pouco de esterco de cabra no corpo. Depois, levem o rebanho de volta.
Os jovens no veículo não perderam tempo. Saltaram da caminhonete, pegaram as roupas e trocaram de uniforme.
Quando terminaram, Jalil perguntou:
— O que aconteceu?
O pastor recuperou o fôlego e então revelou a ordem que recebera:
— O novo governo mandou avisar ontem à tarde que viria tratar de alguns assuntos.
— E mencionou você especialmente.
— Pelo plano, vocês deveriam voltar esta manhã. Por isso o avô Bamule mandou que eu ficasse aqui esperando. Agora troquem de roupa, levem as cabras de volta e finjam que retornaram de uma caminhada pelo campo.
O novo governo...
Aquele título desagradava profundamente a Jalil. Aquele governo era um fantoche dos americanos e, até então, não havia feito absolutamente nada de útil: não socorrera os desabrigados, não acalmara a população, não restaurara as estradas nem retomara as funções administrativas.
Em vez disso, passava o tempo eliminando adversários, afastando os outros e, ao mesmo tempo, lambendo as botas dos americanos com um fervor quase doentio.
Agora enviavam gente para a região. Provavelmente, a distribuição do poder entre os altos dirigentes já havia terminado, e eles precisavam conquistar o apoio local.
Naturalmente, tudo aquilo não passava de conjectura. Sem descobrir as verdadeiras intenções do outro lado, qualquer suposição seria inútil.
Jalil se abaixou e esfregou um pouco de esterco de cabra no corpo. Precisava repetir o gesto várias vezes, até ficar impregnado com o cheiro do animal.
Muito satisfeito, assentiu. Depois se virou, percorreu os jovens com os olhos e escolheu alguns que pareciam especialmente insignificantes:
— Vocês, escondam o material que capturamos. Os demais venham comigo levar o rebanho de volta.
— E mais uma coisa: quando virem os americanos, quero que todos sorriam. Sorriam alto!
Página (1/3)
Página (2/3)
— Desta vez vencemos. Vamos cantar, cantar de coração, canções alegres, e oferecer a esses americanos o nosso melhor iogurte.
— Não quero ninguém de cara fechada. Entendido?
Depois de dar as instruções, Jalil se virou, ergueu o chicote e golpeou o largo dorso do carneiro líder. Logo em seguida, uma canção vibrante saiu de sua boca, espalhando-se por uma longa distância sobre a terra árida.
O sol subia lentamente, enquanto a neblina que cobria o descampado se dissipava. As vozes de cerca de vinte homens ressoavam entre o céu e a terra.
Antes que chegassem à aldeia, deram de frente com vários veículos militares Hummer.
O comboio parou. O metralhador do primeiro veículo virou a arma e apontou para eles, mas uma soldado que desceu do banco do passageiro ergueu a mão, impedindo-o de atirar. Em seguida, pegou uma câmera e falou com Jalil e os demais num árabe desajeitado:
— Cantem de novo aquela música. Vou tirar algumas fotos de vocês!
A expressão alegre em seu rosto era igual à de alguém que, num zoológico, avistava um animalzinho fofo e se preparava para provocá-lo com alguma coisa.
Jalil hesitou por apenas dois segundos. Então recolheu depressa o chicote, puxou as roupas para ajeitá-las e tentou parecer uma pessoa comum.
Depois disso, virou-se e gritou para os homens ao lado que também arrumassem as próprias roupas.
Logo, cerca de vinte homens fortes estavam no meio de mais de cem cabras, entoando, num ritmo pouco uniforme, uma antiga canção.
Ao lado deles, a soldado segurava a câmera com o rosto radiante e tirava fotos sem parar, mudando constantemente de ângulo.
E assim o rebanho caminhava, os homens cantavam e os soldados fotografavam.
Os dois grupos entraram juntos na aldeia em perfeita harmonia.
Ao chegar, os jovens separaram seus respectivos animais e os conduziram de volta aos currais. Jalil também levou algumas cabras para o curral de sua família.
Os Hummers militares o seguiram por todo o caminho.
Por fim, ao saber que ele era neto de Bamule, um iraquiano desceu diretamente de um dos veículos, segurou-lhe a mão e perguntou, emocionado:
— Você é o segundo-tenente Jalil?
— Eu... eu não sou. Sou apenas um desertor.
Jalil hesitou por um instante, balançou a cabeça e entrou na casa, gritando para que o avô saísse e recebesse os convidados.
Pouco depois, Bamule apareceu no pátio, apoiado numa bengala e mancando. Curvado, conduziu o iraquiano que falava e os soldados americanos que o acompanhavam para dentro da casa.
— Entrem, entrem, ilustres convidados. Provem o melhor iogurte que temos por aqui.
— Este é um chá preto que meu filho comprou no Sri Lanka.
— Querem café? Vou procurar. Talvez ainda reste um pouco.
Naquele momento, Bamule se transformou num pequeno redemoinho, ocupando-se sem parar pela sala. Ora servia chá e água, ora trazia doces e frutas secas. Depois de entregar cada coisa, escondia-se num canto, encolhido como uma codorna.
Aquela postura caiu naturalmente sob o olhar do iraquiano que chegara acompanhado dos soldados americanos.
O homem soltou um suspiro, abriu a pasta que carregava consigo e tirou de dentro um documento, colocando-o sobre a mesa.
Bateu nele com o dedo e disse, com uma expressão cheia de pesar:
— Meu nome é Imue. Sou o responsável pelo Departamento do Interior da província de Kirkuk.
— Este é o aviso de falecimento do coronel Azzi Bamule Alamut. Peço desculpas por só entregá-lo agora, depois de tanto tempo.
— O coronel Azzi lutou com bravura. Ele não era um desertor, portanto não precisam se sentir culpados.
— Além de entregar o aviso de falecimento, viemos tratar de outro assunto.
— A segurança pública.
— Nosso antigo presidente agiu contra os interesses do povo. Foi por isso que os americanos iniciaram a guerra e nos ajudaram a eliminar aquele incômodo.
— Agora o presidente e a maior parte de suas tropas foram eliminados. Restam apenas alguns soldados dispersos, resistindo por toda parte. E não se contentam em resistir sozinhos: arrastam outras pessoas para a luta.
— Isso criou muitos problemas para os planos de ação americanos.
Página (2/3)
Página (3/3)
— Mas vocês fizeram um excelente trabalho aqui.
— As cinco famílias se uniram e deixaram que os próprios membros cuidassem da segurança. Dessa maneira, conseguiram interceptar com eficácia aqueles malditos soldados dispersos.
— Ficamos muito satisfeitos. É reconfortante saber que, em tempos tão turbulentos, ainda há pessoas dispostas a dividir nossos fardos.
Nesse ponto, Imue ergueu a mão e apontou para os soldados americanos ao lado. Com o rosto tomado pelo orgulho, acrescentou:
— Nossos camaradas americanos, vindos de terras estrangeiras, estão ainda mais satisfeitos, pois alguém reconheceu a causa deles.
— Por isso, depois de consultar várias partes, decidimos nomear o segundo-tenente Jalil chefe da polícia de Kirkuk.
— Ele deverá manter a ordem e contribuir para a reconstrução do país.
— Imagino que o senhor Bamule não vá recusar.
— Afinal, todos ficam felizes com uma coisa dessas!
A nomeação inesperada deixou Bamule completamente perdido. O ancião, já com mais de setenta anos, encarou atônito o homem que falava.
Após alguns segundos, ergueu lentamente a mão e apertou o próprio rosto com força.
Doía. Não estava sonhando.
O que... o que significava aquilo?
Quando o Iraque mergulhara no caos, os curdos do norte também haviam aproveitado a oportunidade para avançar rumo ao sul. Para evitar problemas desnecessários, Bamule divulgara a notícia de que as cinco famílias haviam se unido.
E, de fato, tudo acontecera como ele imaginara. Com várias famílias reunidas e os homens adultos armados, a região se tornara muito mais segura.
Eles não haviam sofrido ataques como outras tribos.
Quanto ao fato de os americanos não terem sido atacados naquele território, isso acontecia simplesmente porque ninguém destrói o que está à sua porta.
Para impedir uma retaliação americana, Jalil e Kavani sempre levavam seus grupos para lugares desabitados, mas situados em pontos estratégicos das rotas de transporte. Dividiam-se durante a marcha, observavam cuidadosamente os inimigos ao redor e então lançavam ataques surpresa.
Terminada a ofensiva, partiam.
Sem hesitação, sem deixar rastros — exatamente como agiria uma tropa de elite.
Só que ninguém imaginara que, por causa daquela situação, Jalil acabaria nomeado chefe da polícia de Kirkuk.
Que história era aquela?
Será que podia recusar?
Assim que esse pensamento surgiu em sua mente, Bamule viu o sorriso ambíguo no rosto do iraquiano.
Então se curvou e perguntou baixinho a Imue:
— Sobre isso... não seria possível escolher outra pessoa? Minha família só tem um descendente.
Ao ouvir a pergunta submissa do velho, Imue exibiu um sorriso malicioso e respondeu calmamente:
— Justamente por sabermos que ele é seu único descendente, não investigamos o fato de Azzi ter providenciado documentos falsos para ele.
— Senhor Bamule, precisa entender uma coisa: nós precisamos de estabilidade.
— Portanto, qualquer pessoa que rejeite nossa boa vontade será considerada um fator de instabilidade.
— Agora o senhor precisa escolher: será um cidadão obediente ou um fator de instabilidade?
Fim do capítulo
Página (3/3)