Capítulo 129: Resultados Gloriosos! (Segunda edição!)

Quando rico, Metalúrgica Reno; quando pobre, Siderúrgica Reno! Sopa clara de sementes de lótus 3947 palavras 2026-04-01 11:06:41

Com um assobio, o míssil antiaéreo partiu do lançador, arrastando um rastro de luz branca em direção à aeronave que se aproximava.

Ao mesmo tempo, os outros quatro homens também dispararam seus mísseis antiaéreos.

Após o disparo, o grupo mudou de posição rapidamente.

Os cinco haviam mirado na mesma aeronave; as outras duas ainda estavam intactas e, naquele momento, bastaria uma única bomba guiada a laser para que fossem pelos ares.

No céu.

O piloto Alfie preparava-se para exibir sua habilidade de voo aos companheiros, mas, antes que pudesse fazê-lo, um alarme frenético soou em seu F-15I. O som era persistente, irritante ao extremo.

Simultaneamente, em seus fones de ouvido, as vozes dos companheiros ecoavam:

— Suba a altitude, rápido!

— Idiota, diminua a altitude! Se voar baixo o suficiente, os mísseis não conseguirão te atingir!

— Idiota, vire à esquerda! Vire à esquerda logo!

— Vire à direita!

Em meio a esse caos de gritos, Alfie segurou o manche com as duas mãos, puxando-o desesperadamente para a frente e para a esquerda, tentando manobrar a aeronave.

Sob seu controle exaustivo, o caça começou a realizar a manobra.

Contudo, antes que a manobra estivesse completa, os cinco mísseis antiaéreos chegaram.

Quase no instante em que Alfie avistou os projéteis, todos explodiram simultaneamente.

Sem a menor hesitação.

Explodiram por completo!

Cinco clarões intensos surgiram e desapareceram rapidamente, dando lugar a uma escuridão indescritível.

Naquele momento, Alfie teve a impressão de ver uma lula gigante, pois, como vira em documentários, essas criaturas expelem tinta quando atacadas.

Tudo ficou negro!

No segundo seguinte, os estilhaços dos mísseis atingiram a aeronave.

*Tum! Tum! Tum!*

Som após som, reverberando pela fuselagem até os ouvidos de Alfie. Ele começou a rezar para Deus, implorando que os fragmentos não atingissem nenhum ponto crítico do caça. Se sobrevivesse, ainda poderia contar com a robustez da máquina para retornar à base.

Os sons cessaram tão rápido quanto começaram.

Após apenas dois ou três segundos, o barulho parou.

Nenhuma luz de falha surgiu no painel. Alfie soltou um suspiro de alívio e, ao mesmo tempo, sentiu um desdém pelos libaneses que os emboscavam lá embaixo.

"Que tipo de porcaria eles compraram..."

O pensamento de escárnio nem havia terminado quando o jovem piloto notou que todas as luzes do painel acenderam em vermelho.

No segundo seguinte, o painel apagou!

A aeronave começou a despencar. Sentindo a sensação de gravidade zero, Alfie puxou desesperadamente a alavanca de ejeção.

Mas, não importava o quanto tentasse, o assento não respondia.

Um pensamento terrível cruzou sua mente.

Travou.

Ele queria se salvar, mas não havia mais tempo.

Em voo a baixíssima altitude, qualquer acidente deixa apenas dois ou três segundos de reação antes do impacto com o solo.

Sob o olhar de Heckler e seus homens, o F-15I colidiu diretamente contra o chão. A força do impacto fez os tanques de combustível explodirem; o calor intenso e a onda de choque detonaram as bombas penduradas na fuselagem.

Ao verem seu companheiro ser abatido, os outros dois F-15I não vacilaram: subiram a altitude e, com uma manobra que não chegava a ser um "Cobra", iniciaram o retorno.

Observando a partida das aeronaves, Heckler e seu grupo saltaram em motocicletas preparadas e dispararam em direção ao local da queda.

Ao longo do caminho, o riso era constante.

— Hahaha! Cinquenta mil dólares por um avião! Que barato!

— Hahaha! Foi um ótimo negócio! Excelente!

— Instrutor Heckler, deveríamos ter comprado mais. Se tivéssemos trinta mísseis, talvez tivéssemos derrubado todos os três!

— É verdade, se cada um de nós tivesse um míssil, os outros dois não teriam escapado!

— Calem a boca! Verifiquem se os pilotos saltaram. Se tiverem saltado, capturem-nos. Se não encontrarem os pilotos, tragam a caixa-preta.

— Depressa!

Sob o comando de Heckler, o grupo aproximou-se cautelosamente dos destroços para iniciar a busca.

Enquanto isso, em Bint Jbeil.

Sob o rugido dos motores, vinte e duas unidades do tanque Merkava III, apoiadas por quatro helicópteros de ataque, surgiram na fronteira sul.

Assim que apareceram, começaram a despejar fogo. Qualquer ponto que emitisse luz era alvo de um disparo.

Na escuridão, coberto de lama, Sela saiu cuidadosamente de seu abrigo, ergueu o lançador de mísseis antiaéreos, travou a mira em um dos helicópteros que assolavam o céu e disparou.

Atrás dele, na penumbra, outros quatorze homens faziam o mesmo.

Após o disparo, o grupo retornou rapidamente para o abrigo.

Quinze mísseis antiaéreos, deixando rastros de fogo, colidiram contra os helicópteros.

No momento do lançamento, os alarmes nas aeronaves soaram. Os pilotos lançaram sinalizadores de contramedidas e tentaram manobrar.

Mas a distância era curta demais!

Quase no instante em que as manobras começaram, os quinze mísseis explodiram ao redor das aeronaves.

A noite, que já era escura, tornou-se ainda mais densa com as explosões.

Fragmentos voavam, fazendo o metal das aeronaves soar como sinos. Ao ouvirem o som metálico, os pilotos sentiram um breve alívio, pois a carcaça do helicóptero era blindada. O som não era estrondoso, o que indicava um impacto fraco e uma carga explosiva ineficiente.

"Sem potência..."

O pensamento de triunfo mal se completara quando os pilotos notaram as luzes vermelhas piscando no painel.

Pouco depois, as máquinas perderam o controle e começaram a cair.

*Boom! Boom! Boom!*

Os helicópteros rolaram pelo solo, colidindo e explodindo. As portas deformaram-se, os vidros quebraram, e a fumaça negra que envolvia os destroços invadiu as cabines. Os sobreviventes, ao inalarem o ar, finalmente compreenderam a origem daquela arma.

Grafite!

Bombas de grafite!

Não eram filamentos para destruir redes elétricas, mas pós extremamente finos. Embora incapazes de danificar grandes infraestruturas, eram perfeitos para queimar componentes eletrônicos em meio a uma explosão.

Sem o apoio aéreo, os vinte e dois tanques em terra entraram em pânico. Os artilheiros recolheram-se para dentro das blindagens. Os comandantes, sem exceção, ordenaram a retirada.

Apenas algumas unidades de elite mantiveram a formação, disparando contra a escuridão, mas, em suas miras térmicas, além do calor dos helicópteros e tanques em chamas, restava apenas o vazio negro.

Não conseguiam ver o inimigo. Só podiam disparar às cegas.

Com a ameaça aérea neutralizada, Sela observou os tanques em desordem e sorriu. Recebeu de um companheiro um projétil antitanque tandem de 120 mm.

Saindo lentamente do abrigo, mirou e disparou. Atrás dele, os outros soldados surgiram de todos os cantos, carregando o mesmo armamento, sorrindo e disparando em uníssono.

As explosões continuaram até o amanhecer. Quando o primeiro raio de sol surgiu na fronteira, não se via uma alma viva, apenas tanques fumegantes e uma terra devastada.

...

Beirute.

Heckler, exausto após uma noite inteira, apresentou-se diante de Argus e entregou um breve relatório de combate.

O relatório continha apenas algumas linhas, mas foram suficientes para fazer Argus abrir um sorriso radiante, a ponto de querer abraçar o homem à sua frente.

[4 helicópteros de ataque AH-64A Apache, preço total desconhecido.]

[13 tanques Merkava III, preço total desconhecido.]

[1 caça F-15I Thunder, preço unitário desconhecido.]

Atrás do relatório, fotos da cena. O F-15I despedaçado, os AH-64A com as hélices destruídas e os Merkava III imóveis no solo.

Cada foto era nítida; o fotógrafo até se dera ao trabalho de buscar bons ângulos. Argus olhava para aquelas imagens com uma satisfação indescritível.

Deixando o relatório de lado, Argus saudou Heckler e disse em voz alta:

— Você é nosso herói!

— Chega disso! — Heckler acenou com a mão, exausto, largando-se no sofá como se fosse um trapo. — Foi a qualidade do armamento e o planejamento. Depois disso, é muito provável que os israelenses não cometam mais a estupidez de voar a baixíssima altitude. Além disso, como Ministro da Defesa, você deve ordenar que os soldados não se exibam por aí. Os israelenses vão retaliar como loucos.

Argus concordou com a advertência, balançando a cabeça. Ao retornar à sua mesa, pegou o telefone e transmitiu as ordens necessárias.

Feito isso, o Ministro da Defesa convocou uma entrevista coletiva para confirmar os resultados da noite anterior. A façanha, por mais absurda que parecesse, foi registrada pelos jornalistas presentes e espalhada pelo mundo com uma velocidade impressionante.

Naturalmente, como vizinho, Israel recebeu a notícia em primeira mão.

Na sede da Mossad, o diretor Lots olhava para a lista de perdas enviada pelo Ministério da Defesa, seu desdém transbordando.

Ele não conseguia entender como, em pleno século XXI, com a lição da Guerra do Golfo e os recentes exemplos entre americanos e iraquianos sobre o destino de formações blindadas, seus próprios homens tivessem caído no mesmo erro.

Cada Merkava MK3 custava cerca de 3 milhões de dólares. Só ali, perderam 39 milhões, sem contar equipamentos de atualização e a perda de pessoal, ultrapassando os 40 milhões.

O que mais o deixava sem palavras era o F-15I e os quatro AH-64A. O preço unitário do F-15I chegava a 80 milhões de dólares, sem incluir o custo de treinamento dos dois pilotos e a manutenção. Somando tudo, apenas aquela aeronave representava uma perda de mais de cem milhões.

Embora a conta fosse, em última análise, repassada aos americanos, ainda era dinheiro, não apenas um número.

E o pior: tudo poderia ter sido evitado.

Respirando fundo, Lots jogou a pasta sobre a mesa:

— O pessoal da Força Aérea adora voar baixo e acabou sendo abatido por mísseis. E a equipe que enviamos para recuperar os destroços também foi rechaçada. Agora, a culpa está toda em nossas costas. Se não descobrirmos a origem desses mísseis rapidamente, seremos os maiores perdedores na hora de pagar a conta.