Capítulo 37: Água Morna
Página (1/3)
— Desculpe, Mir — disse Ana, com o rosto cheio de pesar. — Perdoe-me, não posso mais esperar. Preciso relatar este assunto ao papa imediatamente.
— Eu entendo — Mir assentiu.
Ana então se levantou, fez uma reverência a Mir e acariciou a cabeça de Cailin.
— Sinto muito por não poder mais ficar com você. Tenho assuntos mais importantes a tratar. Meus pêsames.
Cailin assentiu obedientemente.
— Obrigada, linda irmã.
Ana abriu um sorriso gentil. Olhou para Mir, sacudiu os cabelos atrás de si, deixando à mostra o pescoço alvo, virou-se e saiu pela porta, deixando aos dois a bela visão de sua silhueta.
A fogueira já havia se apagado. Por mais que Cailin remexesse as cinzas, não conseguia encontrar sequer uma centelha. Quando se preparava para acrescentar mais lenha, Mir estendeu a mão e a deteve.
— Cailin, quantos anos você tem?
Cailin ergueu as duas mãos, mostrou os dez dedos e então abaixou sete deles.
— Treze anos? — Mir estendeu a mão e afagou-lhe a cabeça. — Você já frequentou alguma escola para plebeus?
— Frequentei por pouco mais de um ano — respondeu Cailin. — Há um ano, minha família deixou de ter dinheiro para pagar as mensalidades. Também não pude estudar engenharia a vapor, porque a taxa não era isenta, então abandonei a escola.
— E ainda quer voltar?
Cailin balançou a cabeça.
— A escola não era divertida, e ninguém gostava de mim. Diziam que eu cheirava azedo. O professor também não gostava de mim; dizia que havia algo errado com a minha cabeça.
O olhar de Mir foi se tornando cada vez mais profundo. Através dos olhos dela, parecia enxergar o íntimo de seu coração.
— Tenho uma loja de couros. Há uma boa senhora cuidando do estabelecimento, mas ela sempre fica sobrecarregada sozinha. Você gostaria de ajudá-la? Eu lhe pagarei.
Os olhos de Cailin se iluminaram de imediato.
— Você quer me dar um trabalho? É mesmo um trabalho? Um trabalho que permita alimentar uma criança? Depois que eu começar a trabalhar, não precisarei mais caçar ratos.
Mir assentiu e acariciou os cabelos desgrenhados e um tanto volumosos de Cailin.
— Com comida e moradia incluídas.
— Eu vou! Eu vou!
Como se tivesse recebido uma injeção de ânimo, Cailin saltou de pé num instante.
—
Página (1/3)
Página (2/3)
— É aqui — disse Mir, descendo passo a passo do trem a vapor. Em uma das mãos, carregava o gato branco; com a outra, segurava a mão pequena de Cailin.
Durante o trajeto, muitas pessoas taparam o nariz e olharam para Mir com expressões de incredulidade. Não conseguiam entender por que aquele elegante senhor elfo cheirava tão mal.
Assim que Mir e Cailin desceram do trem, o comboio partiu mais depressa do que nunca naquele dia. O condutor e os passageiros soltaram um suspiro de alívio.
— Mir, aonde você vai? O cheiro que traz consigo é realmente avassalador, como um cavalo selvagem rompendo as rédeas e invadindo minhas narinas — brincou, ao longe, a dona da hospedaria, apertando o nariz. Ela não estava apenas gracejando; tinha vindo de propósito. — Você não pretende voltar à loja de couros desse jeito, pretende? Uuuugh… Acredite em mim, vai assustar todos os clientes. E quanto à garotinha ao seu lado… Ah, ela ainda está carregando uma criança. Acredite em mim, as duas precisam se lavar e trocar de roupa.
— Está bem — Mir sorriu para ela. — Você não vai perder este cliente. Providencie tudo. Escolha uma roupa bonita para ela.
A dona da hospedaria esfregou as mãos, animada. Não se importava nem um pouco com a possibilidade de o mau cheiro de Mir impregnar seus móveis. Ela enxergava nele a aura de uma celebridade, e um quarto que recebesse pessoas famosas sempre podia ser cobrado por um preço elevado. Além disso, Mir não parecia ser avarento; certamente não a deixaria no prejuízo.
— Também vou trazer algumas especiarias. Tenho certeza de que você vai precisar delas.
No quarto da hospedaria, diante daquela cama limpa e impecável, Cailin sentiu um medo inexplicável. Seu corpo estava impregnado de sujeira e mau cheiro, marcas do cansaço acumulado ao longo de incontáveis dias e noites. Ela acreditava que, se se deitasse sobre aquela cama branca como a neve, a cama se sentiria ofendida e desconfortável.
Enquanto Mir observava Cailin, parada no mesmo lugar, com uma expressão confusa, a dona da hospedaria subiu correndo. Trazia um conjunto de roupas masculinas casuais, um vestido adorável, um pedaço de tecido novo — aparentemente destinado a envolver a criança — e uma sacola cheia de especiarias. Com um sorriso orgulhoso, perguntou a Mir:
— Fui rápida, não fui?
— Inacreditável — respondeu Mir, olhando para ela com uma expressão estranha.
— Há água quente no banheiro, além de utensílios para o banho. Na Hospedaria da Família Merlin, sempre há água quente — explicou Merlin calmamente, aproveitando para fazer propaganda do próprio estabelecimento. Em seguida, fez uma reverência a Mir e deixou o quarto.
— Ela é realmente uma boa pessoa — disse Cailin com sinceridade, olhando na direção por onde Merlin havia saído.
— É uma comerciante competente — respondeu Mir, com um leve sorriso nos lábios.
Então ele se levantou, entrou no banheiro e verificou a temperatura da água. Acrescentou um pouco de água fria para ajustá-la, abriu a sacola de especiarias e despejou metade na banheira. Depois, lançou um olhar estranho para Cailin, como se estivesse prestes a cozinhar alguém no vapor.
— A temperatura está boa. Venha depressa.
Cailin aproximou-se com curiosidade, carregando a criança nos braços. Caminhava com extremo cuidado, temendo pisar em algum lugar, estragar alguma coisa ou sujá-la.
Mir arqueou uma sobrancelha.
— Não tenha medo de sujar nada. A função dessas coisas é justamente deixá-la limpa.
Só então Cailin relaxou os passos e se aproximou de Mir.
— Tire a roupa, é claro, depois que eu sair. Em seguida, entre na banheira e lave-se bem. Também pode esfregar a criança um pouco. Esse será o primeiro trabalho que lhe darei.
Cailin assentiu seriamente. Mir então atravessou o banheiro em três passos largos e fechou a porta.
Página (2/3)
Página (3/3)
Ao ver Mir partir tão depressa, Cailin ficou imóvel por um instante. Seus pés se moveram inconscientemente, como se quisessem segui-lo, mas, ao ouvir os passos do outro lado da porta, ela se tranquilizou.
Devagar, tirou uma a uma as roupas sujas e esfarrapadas. Sentou-se com cuidado na borda da banheira, mas a superfície era escorregadia demais e ela caiu de uma vez para dentro. A água morna envolveu seu corpo num instante. Seus olhos se fecharam, entregando-se àquele conforto que nunca havia experimentado antes.
A água quente penetrou em sua pele, acariciando-a com calor e suavidade.
Cailin começou a relaxar. Não se importou com a sensação de sufocamento causada pela água que bloqueava o ar. Seus ombros baixaram ligeiramente, e suas faces recuperaram pouco a pouco o rubor.
Sem conseguir se conter, soltou uma bolha. A paz em seu coração, porém, dizia-lhe que não havia nada de errado com aquela tranquilidade. Sua mãe fora procurar seu pai, levando consigo a criança que carregava no ventre. Ela também poderia ir ao encontro deles. Naquela água morna, a corrente invisível a levaria até sua mãe.
Ao ver a criança nadando alegremente na banheira como um peixe, Cailin deixou escapar um pequeno sorriso. Parecia que tudo terminaria naquele instante.
Mas, justamente então, uma batida suave soou do lado de fora da porta.
— Você está bem, Cailin?
— Splash!
Um grande jorro de água se ergueu. As gotas escorreram pelos cabelos de Cailin, produzindo um som cristalino ao cair. Seus dedos dos pés se agitavam alegremente dentro da água, como se estivessem dançando.
Com uma expressão de curiosidade e assombro, ela ergueu a criança usando as duas mãos. O bebê ainda agitava braços e pernas, parecendo muito animado.
— Estou bem — respondeu Cailin, em tom extremamente alegre. — Que maravilha! Minha criança está nadando na banheira, como um peixinho.
— O quê? — A voz de Mir carregava surpresa, mas logo ele entendeu. — Antes de nascer, os bebês passam todo o tempo no líquido amniótico, por isso se adaptam muito bem à água. Ainda assim, não recomendo deixá-la ali por muito tempo. Ela pode ficar exausta e sofrer com o excesso de calor.
Depois de ouvir a explicação de Mir, Cailin mergulhou a criança rapidamente na água e em seguida a colocou no chão, do lado de fora da banheira. Então enterrou a cabeça na água, deixando apenas os olhos à mostra, e ficou observando-a engatinhar de um lado para o outro.
Página (3/3)