O Cavaleiro Demônio do Cavalo Branco — Capítulo 27: O Primeiro-Ministro do Interior

O detetive exorcista de Edimburgo Dois vezes nove é dezoito. 2467 palavras 2026-07-29 11:09:50

O cavalo branco desceu sobre a terra do vazio com um poder supremo.

Arthur não quis entrar na igreja para se esconder, pois não sabia se a frase recitada lá dentro — "Vi o cavalo branco, e o inferno o seguia" — era um aviso de que o demônio estava chegando ou se o demônio era justamente o que eles haviam invocado.

Arthur não ousou arriscar. Em seu íntimo, concentrou-se apenas na porta do guarda-roupa de sua casa. No momento seguinte, quando levantou novamente a lanterna, a porta surgiu diante de seus olhos. Esse fora o método de retorno que descobrira na primeira vez em que estivera lá.

O bizarro e o caos eram sinônimos daquele espaço vazio; somente uma vontade inabalável poderia encontrar o caminho de casa. No instante em que Arthur atravessou a porta, o demônio do cavalo branco também olhou em sua direção.

Arthur apressou-se a cruzar o portal, retornou ao seu quarto e, imediatamente, esforçou-se para trancar a porta do armário novamente.

"Arthur, já acordou? O café da manhã está servido."

De manhã cedo, a criada Faith estava diante da porta, apressando-o. Ao abrir os olhos pesados, Arthur sentiu um cansaço anormal, muito maior do que aquele que sentira ao expulsar demônios na Mansão das Rosas.

Faith, ao observar a palidez de seu rosto, perguntou espantada: "O que aconteceu com você?"

Arthur foi ao banheiro e viu no espelho as duas olheiras profundas sob seus olhos. Sem alternativa, murmurou: "Talvez tenha sido um pesadelo."

Na mesa de jantar, Jaby já havia acabado com uma linguiça e metade de uma fatia de pão.

"Querido, seu rosto está tão abatido, será que não dormiu bem esta noite?" Mary, ao ver a aparência exausta de Arthur, perguntou com a mesma preocupação.

"Não é nada, mamãe, deve ter sido um sonho estranho."

"Que tipo de sonho estranho?" Jaby perguntou, curioso, enquanto espalhava manteiga no restante do pão.

Arthur lançou-lhe um olhar de desdém: "Sonhei com um burro cujo ronco parecia um trovão."

"Impossível. Dormi muito bem e, na faculdade, nós dois dividimos o mesmo dormitório."

Arthur deu de ombros, sem querer discutir. Mary, contudo, estava preocupada com o estado do filho: "Você vai a uma recepção hoje; não acha que aparecer assim seria indelicado?"

Jaby apressou-se a consolar Mary: "Não se preocupe, mamãe, tenho muitos cosméticos aqui. Garanto que o deixarei como o homem mais elegante da festa."

Naquela época, os cosméticos masculinos não eram menos comuns que os femininos, especialmente na corte, onde o estilo de rostos empoados e cabelos oleosos era a regra.

Arthur, que detestava homens maquiados, deu um tapinha no ombro de Jaby: "É melhor não fazer o filho da mamãe Mary desaparecer, ou você mesmo terá que se oferecer à família Doyle para compensar."

"Se fosse esse o caso, seria uma honra."

Mary observava os dois jovens brincando e rindo; a casa, que antes permanecia silenciosa, encheu-se subitamente de uma vitalidade vibrante.

Após a refeição, ela mesma arrumou as vestes de ambos. Ao lado, Faith batia palmas entusiasmada: "São dois rapazes realmente bonitos! Tenham muito cuidado no caminho, não deixem que as belas moças os roubem."

Jaby, com sua habitual falta de modéstia, respondeu: "É exatamente isso que esperamos."

Nesse momento, a carruagem chegou à porta. Mary ficou na entrada, observando os dois partirem. Por algum motivo, os olhos de Jaby ficaram levemente avermelhados, e ele disse com um tom melancólico: "Como é bom ter uma mãe!"

Arthur deu-lhe um tapinha no ombro: "A propósito, tenho algo para te contar. Na verdade, pedi a Sher que investigasse as suas origens."

"Você descobriu algo?" Jaby sabia que Arthur não investigaria seu passado sem um bom motivo.

Arthur esfregou as têmporas: "Não é um assunto fácil de tratar agora. Vamos esperar pelos resultados da investigação de Sher."

"Desde que me entendo por gente, nunca vi meus pais. Antes dos dez anos, vivi sob a tutela de um casal de idosos ingleses na África." O rosto de Jaby mostrava uma solidão indescritível.

Arthur admirava Jaby; enfrentar um passado tão tortuoso e ainda manter um caráter tão otimista era algo notável. Como esperado, pouco depois, Jaby recuperou sua vivacidade. Contudo, ao chegarem à entrada da Universidade de Edimburgo, o professor Bell subiu na carruagem e o expulsou. Jaby não teve escolha a não ser seguir em outra carruagem, com uma careta de descontentamento.

O professor Bell desaprovava a amizade entre Arthur e Jaby. Ele acreditava que alguém destinado a ter seu nome gravado na história, como Arthur, deveria manter distância de um playboy como Jaby.

Na carruagem, o professor Bell tirou dois charutos, ofereceu um a Arthur e perguntou: "O que você sabe sobre o Grande Hotel Charles?"

O professor referia-se ao local onde a recepção seria realizada. Arthur respondeu honestamente: "Não sei muito."

No entanto, lembrou-se imediatamente de que o diretor de farmácia da Universidade de Edimburgo também se chamava Charles, e perguntou: "Ele tem alguma relação com o diretor Matthew Charles?"

Era exatamente isso que o professor Bell queria dizer. Ele sabia que, pouco tempo atrás, o diretor de farmácia Matthew Charles tentara estabelecer uma parceria com Arthur sobre a patente de um antibiótico. Arthur recusara categoricamente e ainda doara a patente sem custos, o que deixara toda a família Charles profundamente insatisfeita.

O fato de a recepção ser realizada naquele local, dificilmente, não seria uma estratégia planejada por eles.

"Arthur, tenha cuidado. A família Charles possui raízes profundas na Escócia e muitos de seus membros ocupam cargos importantes no governo. É melhor não ofendê-los. Não gostaria de ver seu talento ser destruído por essas pessoas mesquinhas."

Ao ouvir o conselho sincero do professor, Arthur ficou comovido. Para ele, no entanto, não queria problemas, mas tampouco desejava se submeter a poderosos. Em sua vida anterior, ele fora apenas um plebeu e nutria uma aversão natural pela aristocracia.

A carruagem finalmente chegou à praça do hotel. O edifício imponente fazia com que o hotel parecesse um palácio esplêndido. Embora fosse inferior ao Castelo das Rosas, a decoração exterior era mais moderna e luxuosa.

Um tapete vermelho novinho em folha estendia-se até onde eles desembarcaram. Aquela recepção certamente custara uma fortuna. Arthur detestava aquele tipo de ostentação inútil, mas, nas relações aristocráticas, era um protocolo indispensável — embora soubesse que muitos ali estavam apenas fingindo uma riqueza que não possuíam.

No salão principal, o lorde Tiberio Appia, Ministro do Interior, estava cercado por um grupo de pessoas. Então, ouviram o criado na porta anunciar: "O professor Joseph Bell, da Universidade de Edimburgo, e seu aluno, o senhor Arthur Conan Doyle, presentes."

A voz do criado não era alta, mas atraiu a atenção de todos no salão. O lorde Tiberio, Ministro do Interior, caminhou em direção a eles.

Embora não gostasse de figurões, Arthur não ousaria deixar que o Primeiro-ministro da Escócia o recebesse. Apressou-se a caminhar, colocou a mão esquerda sobre o peito direito e curvou-se diante de Tiberio: "Lorde, é uma grande honra vê-lo aqui!"