Cavaleiro Demônio do Cavalo Branco Capítulo 32: O Arquimago Arthur

O detetive exorcista de Edimburgo Dois vezes nove é dezoito. 2456 palavras 2026-07-29 11:09:58

Ao ouvir o relato do xerife Vernon, Arthur balançou a cabeça em silêncio. Era natural que a família tivesse acabado com o filho diagnosticado como doente mental, já que buscaram um exorcismo com alguém que sequer acreditava na existência de forças sobrenaturais. Ainda assim, aquilo constituía, minimamente, um motivo aceitável para um crime.

Arthur e Vernon sentaram-se no antigo escritório de Ovi. Ao convocarem a freira, depararam-se com uma mulher jovem e de notável beleza. Arthur franziu o cenho involuntariamente; a Igreja contemporânea impunha regras rigorosas a padres e freiras, proibindo-os de contrair matrimônio ou possuir bens materiais. Aquela moça, na casa dos vinte anos, em nada parecia alguém que tivesse renunciado aos prazeres mundanos para se entregar aos braços do Senhor.

— Irmã Pamela, qual é a sua relação com o padre Ovi? — perguntou Arthur, secamente.

A pergunta direta sobressaltou Vernon, que ainda estava hipnotizado pela beleza da jovem. Pamela, por sua vez, pareceu não esperar tamanha grosseria e, com o rosto tomado pela indignação, respondeu em tom agudo:

— O que o senhor quer dizer com isso? Somos todos servos do Senhor. Sua pergunta é uma calúnia.

Pamela provou não ser tão frágil quanto aparentava. Arthur pressionou a mão sobre a mesa:

— Lembro-me de que, segundo as Escrituras, mentir é um pecado grave. É melhor que me diga a verdade agora; certamente obterei a mesma resposta de outras freiras.

— O senhor me suspeita apenas porque lamento a morte do padre Ovi? — Pamela fora a mesma freira que abraçara o corpo do padre, mas seu pesar parecia ir muito além de uma simples relação entre clérigos.

— Sim. E acredito que não sou o único a pensar que havia segredos inconfessáveis entre vocês.

Ao ouvir Arthur ironizar Ovi, Pamela não se conteve e explodiu:

— Não ouse difamar Ovi! Está bem, eu direi tudo. Fui eu quem o perseguiu, mas Ovi era inteiramente devoto ao Senhor e sempre me rejeitou.

A abordagem de Arthur, que transformara um interrogatório comum em algo tão tenso, incomodou Vernon, que começou a considerar que envolver Arthur no caso talvez não tivesse sido uma decisão sensata. Arthur, contudo, parecia satisfeito.

— Pode me contar o que aconteceu ontem? Quando viu o padre Ovi pela última vez?

— Ontem à noite houve um sermão. Mais de dez pessoas da cidade vieram, e eu servi na igreja até por volta das oito e meia. Quando a cerimônia terminou, voltei para o meu quarto.

Pamela respondeu com rigidez, ainda irritada. Arthur prosseguiu:

— Lembra-se do número exato? Quantas pessoas eram?

Pamela hesitou, mas, ao notar a seriedade de Arthur, respondeu:

— Eram treze. Eram moradores da cidade, fiéis devotos da Igreja de Roslin que frequentam o local com assiduidade.

— E eles ainda estavam na igreja quando a senhora saiu? — perguntou Arthur, acariciando o queixo.

— Sim, estavam rezando. Como já era tarde, o padre Ovi pediu que eu fosse descansar. — Pamela começou a chorar novamente. — Se eu tivesse ficado, talvez ele não tivesse sido assassinado.

Arthur negou com a cabeça. Diante dos terríveis ferimentos de faca no corpo de Ovi, ele duvidava que o assassino desistisse do crime apenas pela presença de mais uma mulher.

— Por que o padre Ovi realizava sermões tão tarde?

— Porque os moradores trabalham durante o dia, ao contrário do senhor.

A resposta ácida da jovem ainda ecoava no ambiente. Ao vê-la partir, Vernon murmurou:

— Que gatinha selvagem.

Ao perceber que acabara de zombar de uma freira, fechou a boca imediatamente e fez o sinal da cruz. Arthur já havia solicitado que Pamela escrevesse o nome das treze pessoas e entregou a lista a Vernon:

— O senhor conhece todos eles?

— Sim, conheço todos. Não há muitas pessoas nesta cidade.

Arthur assentiu e interrogou as outras freiras e os servos da propriedade, mas nenhum deles vira o padre após o sermão. O fato de Pamela ter sido a última a vê-lo vivo deixava Arthur intrigado.

Pelo que apurara, a suspeita sobre Pamela era mínima; Arthur não acreditava que uma jovem fosse capaz da crueldade de desferir quatorze facadas no padre. Enquanto Arthur colocava seu chapéu, Vernon perguntou:

— Sr. Doyle, para onde vamos agora?

— Leve-me à casa da família que perdeu o filho.

As estradas de Roslin estavam extremamente lamacentas. A pobreza e a fome eram visíveis no rosto de cada habitante, embora suas casas fossem peculiares, construídas com granito robusto e esteticamente belas, ainda que cobertas por musgos e trepadeiras devido ao tempo.

Vernon bateu à porta da família. O que antes era um lar de três pessoas estava agora desolado após a morte do único filho. O pai, um homem de trinta e poucos anos chamado Kosi Villalba, parecia um ancião devido ao rosto marcado pelo sofrimento e às costas curvadas.

Quando Arthur questionou sobre o exorcismo realizado por Ovi, Kosi explodiu:

— Ele era um charlatão! Não sabia nada sobre exorcismos e acabou matando meu filho.

Arthur compreendeu a dor do homem, mas Vernon repreendeu:

— Cuidado com suas palavras, Kosi. Está acusando um padre, e isso é um pecado.

— Que pecado? A família St. Clair é que é pecadora, todos em Roslin sabem disso!

Vendo que Vernon não conseguia intimidar o homem, Arthur interveio suavemente:

— Eu também entendo um pouco de exorcismos. Poderia me contar como estava o seu filho na época?

Naquela região remota, o nome de Arthur era conhecido. Ao ouvir que ele também praticava exorcismos, Kosi não demonstrou dúvidas e agarrou sua mão:

— Se o senhor tivesse chegado antes, meu filho estaria vivo. O senhor é um grande mago, capaz de nos ajudar a vencer a peste.

Arthur interrompeu, sentindo um suor frio percorrer sua espinha:

— Na verdade, senhor, eu utilizo apenas medicamentos.

Se estivessem na Idade Média, ele provavelmente já estaria na fogueira.