Cavaleiro Demônio do Cavalo Branco Capítulo 38: Apocalipse Demoníaco
As leis desta época ainda eram extremamente rigorosas. Em circunstâncias normais, um assassinato deveria ser comunicado às autoridades no mesmo dia em que fosse descoberto. Arthur conseguia imaginar a cena que aguardava os policiais na escuridão: uma profusão de membros decepados e vísceras expostas.
Vernon montou em seu cavalo e partiu imediatamente para a cidade sem perder um segundo. Arthur subiu ao estrado, deixou seu chapéu de lado e pediu desculpas aos moradores: "Peço perdão a todos. Sou Arthur Conan Doyle. Fui retido por um contratempo, sinto muito pelo atraso."
Muitos ali conheciam o nome de Arthur, mas não esperavam que o herói das lendas fosse tão jovem. A multidão logo se agitou, e alguém mais ousado perguntou prontamente: "Senhor, é o senhor quem acabou com a peste?"
Arthur sorriu e assentiu: "Sim, mas o mérito não é apenas meu. Se quiserem que as epidemias desapareçam de vez da Escócia, basta seguir as três regras que sempre prego."
Antes que Arthur pudesse enumerá-las, os moradores começaram a cantar em uníssono: "Água fervida mata o veneno, o lixo é o berço da doença, moscas e mosquitos são os mensageiros da peste, todos devem se precaver contra eles."
Embora a cantiga não fosse particularmente rimada, era fácil de memorizar e fluía com naturalidade. Arthur ficou muito satisfeito; ele vinha se esforçando para promover suas políticas sanitárias no centro histórico, mas era evidente que aquela canção tinha um efeito muito mais eficaz. Curioso, ele perguntou: "Quem compôs esta música?"
"Foi o nosso pastor, senhor."
Arthur ficou surpreso: "Existem outras igrejas na cidade de Roslin?"
"Sim, senhor. Fica no centro da cidade e foi construída por nós mesmos, mas o pastor Alan Brooke pertence à Igreja oficial."
Arthur sentiu-se confuso; por que uma pequena cidade como Roslin precisaria de duas igrejas? Isso o fez recordar os rumores sobre a animosidade entre os habitantes locais e a família Saint-Clair. "Ouvi dizer que vocês não gostam muito da família Saint-Clair. É verdade?"
Os moradores, antes animados, silenciaram-se instantaneamente. Ninguém respondeu. Parecia que todos já sabiam da morte do Padre Ovey. Arthur decidiu então mudar de rumo: "Agradeço a presença de todos hoje. Peço que aqueles que estiveram aqui rezando na noite passada fiquem; os demais podem voltar para casa."
À medida que as pessoas se dispersavam, Arthur chamou a freira Pamela. Após a confirmação dela, ele notou um fato curioso: entre as treze pessoas presentes, havia apenas uma mulher. As orações costumavam ser atividades familiares, e, como os mais jovens ali tinham cerca de trinta anos, Arthur não acreditava que nenhum deles fosse casado.
Por isso, Arthur começou perguntando sobre suas relações. Exceto pela mulher, que viera acompanhada do marido, todos os outros pertenciam a famílias e sobrenomes diferentes. Arthur indagou sobre suas esposas e filhas. Um ancião, que parecia ter certa autoridade, respondeu pelo grupo: "Somos muito pobres, senhor. As mulheres precisam continuar trabalhando à noite, por isso não frequentam muito a igreja."
Arthur assentiu e perguntou: "Quem foi o último a sair ontem à noite?"
Todos se entreolharam e, finalmente, o ancião levantou-se para responder: "Após terminarmos as orações, saímos todos juntos." Os outros confirmaram imediatamente. Arthur não estava convencido e pediu que cada um indicasse uma testemunha que pudesse confirmar seu retorno. No fim, todos encontraram alguém que confirmasse suas histórias. Devido à localização da igreja, todos faziam o mesmo caminho para casa, e Arthur não conseguiu encontrar falhas em seus depoimentos.
"Por que apenas vocês treze frequentam as orações aqui?", perguntou Arthur. As respostas foram variadas: alguns disseram que o Padre Ovey era um homem bom, outros que moravam perto ou que as orações ali eram mais eficazes. Arthur não sabia o que ele havia prometido diante de Deus, mas não encontrou nada de suspeito em suas palavras. Contudo, um detalhe chamou sua atenção: as roupas daquelas pessoas pareciam um pouco melhores do que as dos demais moradores da cidade.
Naquela noite, Arthur deitou-se, mas o sono não veio. Ele acreditava que este seria um caso simples, mas, após descartar a intervenção demoníaca, viu-se sem caminhos a seguir. Ele abriu o livro de pele humana, que continha o registro de Edward sobre a história da família Fraser e eventos importantes, mas não havia nada relacionado à magia. Tendo lido o livro por completo, ele já perdia o interesse, até que, ao chegar nas páginas em branco ao final, uma inspiração surgiu.
Ele colocou o livro na mesa, pegou uma pena e escreveu: "Baphomet, demônio, cabeça de bode, arma: mangual." Ele ainda desenhou um retrato detalhado de Baphomet. Satisfeito, acrescentou os detalhes e o retrato de Belzebu. Enquanto se orgulhava do feito, uma rajada de vento surgiu do nada e invadiu o quarto.
De repente, o livro de pele começou a arder. Chamas verde-esmeralda, como se vindas do próprio inferno, fizeram Arthur saltar para longe. As chamas se concentraram em um ponto e, agindo como uma pena, desenharam um pentagrama invertido na capa de pele. Em seguida, o fogo desapareceu e o livro silenciou.
Arthur esperou um bom tempo e, ao notar que nada mais acontecia, pegou o livro com cautela. Na capa, além do pentagrama, havia uma linha de caracteres estranhos que, por algum motivo desconhecido, ele conseguia ler: "Bíblia do Inferno".
Com as mãos trêmulas, ele abriu o livro. A primeira página trazia o "Apocalipse Demoníaco". Ao virar as páginas, encontrou apenas folhas em branco, até chegar à parte onde escrevera sobre Belzebu. O desenho que fizera parecia vivo, rugindo dentro da página. A descrição o classificava como um demônio de nível superior, o "Senhor das Moscas". Havia informações que Arthur desconhecia: Belzebu era um dos sete príncipes do inferno, representando a gula, e seu símbolo era o pentagrama invertido com uma mosca humana gorda e repugnante no centro; o cetro em sua mão esquerda representava seu poder, apontando para a estrela do canto inferior esquerdo.
Isso fez Arthur lembrar-se da cantiga de ninar e do pentagrama em sua própria mão direita, com aquele ponto brilhante à esquerda. Ele suspeitou se o poder que usava viria de Belzebu, mas descartou a ideia imediatamente, pois fora justamente com esse poder que ele repelira o ataque de Belzebu.
Arthur continuou lendo e encontrou Baphomet, classificado como um demônio de nível inferior. Ele não estava enganado; Baphomet era, de fato, muito menos poderoso. Contudo, a descrição o deixou atônito: "Baphomet, o criador da feitiçaria, outrora totem adorado pelos Cavaleiros Templários, também conhecido pelo nome divino de Mitra."
Abaixo, estava o diagrama do feitiço de invisibilidade que ele usara naquele dia. Arthur soltou um riso irônico; era como se alguém tivesse forjado uma espada afiada apenas para ser morto por ela.
"Muito bem, então. Considerarei isso um suicídio."