O Cavaleiro Demônio do Cavalo Branco — Capítulo 29: Por Trás da Ciência e da Metafísica
Arthur observava o vulto daqueles que se retiravam, passando a mão pelo nariz, imerso em pensamentos.
Nesse momento, Pasteur e Koch aproximaram-se dele e, instintivamente, abanaram o ar diante do rosto.
— Vocês também sentiram? — perguntou Arthur, intrigado.
Ele já havia notado, nos recém-partidos, um odor que era, ao mesmo tempo, desagradável e vagamente familiar.
Pasteur e Koch trocaram um sorriso cúmplice.
— Esse cheiro de podridão nauseante provém das famílias deles — disse o professor francês Pasteur.
— O senhor os conhece?
— Certamente. Harling e Charteris são famílias da antiga nobreza escocesa. Como as duas linhagens se casam entre si há gerações, exercem uma influência considerável em toda a Grã-Bretanha.
Ao ver a curiosidade ainda estampada no rosto de Arthur, Pasteur deu de ombros, resignado:
— Mais cedo ou mais tarde, você acabará cruzando o caminho deles.
Dito isso, Pasteur voltou-se para Koch, ao lado:
— Imagino que o senhor também tenha passado por experiências semelhantes!
Koch assentiu, esvaziou o copo de um só gole e, com um tom de indignação, comentou:
— Pois é. Esses demônios não nos deixam em paz tão facilmente.
A cautela das palavras dos dois professores apenas aguçou o desejo de Arthur de conhecer a verdade. Ele decidiu, então, pedir esclarecimentos:
— Poderiam me dizer a quem se referem quando falam em "demônios"?
Koch fitou os olhos de Arthur por um longo tempo, antes de proferir uma frase que o deixou ainda mais confuso:
— Você conhece o Sir Isaac Newton, o pai da física? Ele tentou usar a ciência para explicar o mundo, mas, no fim, acabou rendendo-se à Igreja.
Todos sabiam que Newton dedicara seus últimos anos ao estudo da teologia. Arthur questionou-se: será que o professor Koch queria dizer que a ciência é sustentada pelo ocultismo? Ou que o ocultismo seria, na verdade, a base da ciência? Se não fosse pelo incidente no Castelo Rosa, Arthur jamais teria cogitado tal hipótese, mas agora, já não tinha tanta certeza.
— Vocês também estão sendo ameaçados por esses demônios? — perguntou ele, sem rodeios.
O professor Koch deu um tapinha no ombro de Arthur:
— Nossas pesquisas atrapalham os planos deles. Não seria natural que nos procurassem?
O professor Pasteur acrescentou:
— Embora muitos de nós tenhamos recusado qualquer colaboração, outros tantos escolheram o caminho da rendição. Espero, Sr. Doyle, que você não seja esse tipo de homem.
Arthur sentiu um calafrio e, involuntariamente, começou a balançar a cabeça. Pasteur, notando a palidez no rosto do jovem, hesitou por um momento antes de retirar do bolso um distintivo de prata, pouco maior que um centavo.
De um lado, estava gravado um pentagrama; do outro, a cabeça de alguém que usava um capuz. O capuz estava tão baixo que apenas o nariz e a boca eram visíveis, mas Arthur sentiu que se tratava de um ancião.
— Este é o distintivo da Sociedade dos Eremitas, que identifica seus membros. Esta ordem foi criada especificamente para pessoas como nós. Se tiver interesse, posso ser seu fiador.
Arthur tomou o distintivo, examinou-o com atenção e, por fim, negou com a cabeça. Ele nunca tivera grande afinidade com esse tipo de organização. Pasteur, sem se ofender, guardou o emblema, e os três voltaram a conversar sobre biologia.
Nesse instante, Arthur avistou o Padre Belmont, da Catedral de St. Giles, que acabara de concluir uma conversa com o Primeiro-Ministro. Pedindo licença aos dois professores, Arthur caminhou até ele.
— Padre Belmont, não esperava vê-lo por aqui.
Ao reconhecer Arthur, o padre sorriu:
— Meu filho, Deus não desaprova a ciência, especialmente aqui na Grã-Bretanha.
A Grã-Bretanha, sob o regime protestante, adaptava-se bem ao desenvolvimento da época.
— Agradeço pelo seu apoio durante todo este tempo — disse Arthur. — Tive alguns afazeres e não pude visitá-lo. Como estão os enfermos?
— Três deles recuperaram-se e voltaram para suas famílias. Graças a você, meu filho.
Arthur sentiu um aperto no peito; quando partira, doze pessoas ainda estavam acamadas. Apenas três sobreviveram. Percebendo o pesar do jovem, o Padre Belmont fez o sinal da cruz e consolou-o:
— Partirem cedo para os braços do Senhor, às vezes, não é um mal.
O Padre Belmont sempre encontrava as palavras certas nos momentos em que mais se precisava delas. Arthur assentiu, tentando recompor-se:
— Padre, deparei-me com algumas questões teológicas e gostaria de consultá-lo.
Para sua surpresa, o semblante do padre entristeceu-se.
— Meu filho, no que toca à teologia, receio não poder ajudá-lo muito.
Arthur ficou atônito. O Padre Belmont acariciou o queixo por um instante antes de sugerir:
— Contudo, recomendo que vá à Capela Rosslyn. É uma das igrejas do conselho presbiteriano. Dada a erudição do Padre Owie St. Clair, acredito que ele será capaz de sanar todas as suas dúvidas.
— O senhor se refere a um St. Clair? — insistiu Arthur.
Ele sabia que o prefixo "St." em um sobrenome indicava nobreza, geralmente com grande influência na Igreja.
— Exatamente — confirmou o padre. — A Capela Rosslyn é propriedade da família do Conde St. Clair, e é dirigida pelo Padre Owie St. Clair.
Baixando a voz, o padre aproximou-se do ouvido de Arthur e sussurrou:
— Reza a lenda que, ao partir da França, a Ordem dos Cavaleiros Templários estabeleceu-se na Escócia, trazendo consigo o Santo Graal para a Capela Rosslyn.
Arthur olhou para o padre, chocado:
— O senhor está brincando, não está?
O Padre Belmont deu de ombros com um brilho divertido nos olhos:
— Isso dependerá da sua sorte.
Arthur não sabia o que dizer. Nesse momento, o Professor Bell aproximou-se. A recepção chegava ao fim, e grande parte da nobreza e da elite escocesa estivera presente. Pelo salão, viam-se diversos estudiosos tentando atrair a atenção dos poderosos, na esperança de obter apoio financeiro. Arthur compreendia a necessidade: as pessoas precisavam comer e as pesquisas exigiam verbas, mas aquela postura servil causava-lhe um certo desconforto.
Para sua surpresa, Jabbie também estava cercado por um grupo de pessoas. Não era de se estranhar que não o tivesse visto durante a noite; provavelmente, todos ali tentavam apresentar-lhe suas filhas. Como único herdeiro da família Fraser e futuro conde, Jabbie era visto por todos como o genro ideal.
Ao fim da recepção, Arthur e seu mestre despediram-se dos convidados. O Primeiro-Ministro, Lorde Tiberio, elogiou Arthur e pediu que ele continuasse a contribuir para a Escócia. Arthur sentiu vontade de perguntar se as famílias Harling e Charteris haviam sido enviadas por ele, mas, ao refletir um pouco, descartou a ideia; e, mesmo que tivessem sido, Lorde Tiberio jamais admitiria.
Após a partida de Lorde Tiberio, Arthur trocou contatos com os professores Pasteur e Koch. Ambos convidaram-no a visitar a França e a Alemanha, mas Arthur declinou, usando sua mãe como pretexto. Na verdade, mesmo que aceitasse, o governo britânico — tanto em Londres quanto em Edimburgo — não permitiria que ele deixasse o país, pelo menos não por enquanto.