Capítulo Quarenta e Nove: Mudança
«Agradecer-te?» Chen Si franziu a testa, confuso. «Agradecer-te o quê?»
Sun Xiao cruzou os braços sobre o peito, com um sorriso convencido nos lábios. «Pensavas que, sem a minha ajuda, a Yunyun aceitaria convidar-te para o concerto? Como combinámos da última vez, se te ajudasse, terias de me pagar um Pato à Pequim. Não tentes fugir com o rabinho a prender!»
Só então Chen Si percebeu. Com razão, Xiao Yunyun tinha mudado de feitio e o convidara por iniciativa própria; afinal, havia uma melhor amiga a sussurrar-lhe aos ouvidos.
Por mais que Sun Xiao parecesse uma jovem da alta sociedade, o que ela mais valorizava eram os prazeres da boa mesa. Era uma comilona de categoria, e Chen Si, conhecendo de cor e salteado muitos dos petiscos locais daquela rua, subornara-a outrora com essas iguarias para que ela lhe desse uma ajuda preciosa.
Perante a comida, ela era totalmente incapaz de resistir, rendendo-se num piscar de olhos. E agora, pelo visto, vinha cobrar os louros.
Chen Si abanou a cabeça, resignado. «Não te preocupes, é só uma refeição. Não te vai faltar.»
Sun Xiao pestanejou algumas vezes e, só então, acenou satisfeita.
Em seguida, deu uma vista de olhos cautelosa aos arredores e prosseguiu: «Aliás, o tio Xiao tem andado a reparar em ti. Ainda há pouco tempo me perguntou como andavam as coisas contigo. Embora eu só lhe tenha dito o que era bom, pelo ar dele, não ficou lá muito convencido. Meu caro Chen Si, vais ter de suar a camisola se quiseres dar a volta por cima...»
Chen Si interrompeu-a: «Não tem mal, também não me interessa a opinião dele. De agora em diante, escutas de te preocupar com este assunto.»
Sun Xiao inclinou a cabeça, intrigada. «Mas se não conseguires amansar o sogro, nunca vais conseguir conquistar a Xiao Yunyun.»
Chen Si soltou uma gargancinha. «Tornei-me monge, já não quero saber de mulheres.»
O cérebro de Sun Xiao travou por breves instantes. Ao ver o sorriso maroto vagamente esboçado no rosto de Chen Si, compreendeu que ele estava a brincar, mas ainda assim deixou escapar um sobressalto.
«Como assim, vais desistir de bandeja? Mas, mas...»
Nesse exato momento, as luzes da sala apagaram-se de repente e uma rapariga de porte gracioso emergiu de trás da cortina.
O vestido preto desenhava com perfeição as linhas suaves do seu corpo. Caminhava com leveza, os seus modos eram refinados, e em cada gesto transparecia uma elegância etérea, despida de qualquer afetação.
Basta vê-la ao longe para ser arrebatado pela sua beleza estonteante.
Xiao Yunyun ajeitou a bainha da saia e sentou-se ao piano.
A sala estava envolta em total escuridão, exceto pelo foco de luz que iluminava o sítio onde ela se encontrava, como uma borboleta negra no meio da noite.
Os seus dedos, brancos e esguios, desceram sobre as teclas, libertando notas melodiosas e encantadoras.
Chen Si nunca fora homem de música, mas, ao escutar a melodia dela, perdeu-se nos seus pensamentos por um instante; a sua respiração foi-se tornando mais calma e o seu espírito, vasto e tranquilo.
Desde que entrara no reino do cultivo imortal, o seu interior vinha-se tornando gradualmente irrequieto, a ponto de resvalar na violência.
Até então, Chen Si não dera pela própria transformação, mas foi naquele preciso momento que a sua mente pareceu clarear um pouco.
Lembrou-se de súbito de que, antes de entrar na Caverna dos Espíritos, não passava de um estudante universitário ingénuo. Como era possível que, em apenas poucos meses, a sua disposição tivesse mudado de forma tão drástica?
Um sentimento de estranheza instalou-se no fundo do seu peito.
Será que os efeitos da Caverna dos Espíritos na sua mente ainda se faziam sentir? Ou seria a técnica de cultivo a moldar a sua psicologia? Ou talvez estivesse apenas tão habituado a tanta carnificina que o seu íntimo fora lentamente assimilado por aqueles cultivadores depravados?
Chen Si olhou para a rapariga ao piano e recordou-se do dia em que a vira pela primeira vez.
Nessa altura, Chen Si tinha acabado de entrar na universidade. O Inverno começava a dar os primeiros sinais e o ar matinal picava o nariz, permitindo ver o bafo branco a dissipar-se no ar.
Ainda assim, o sol aquecia o suficiente para deixar uma sensação agradável na pele.
Os estudantes caminhavam a passos apressados, apenas com o intuito de garantir um lugar nas salas de aula.
Só aquela rapariga, vestida com uma saia branca e um chapéu com orelhas do Mickey, estava de pé sob uma árvore a cantar.
Uma rajada de vento agitou os seus cabelos negros, e a luz do sol, ao incidir sobre a sua pele clara, fazia-a resplandecer de uma beleza de tirar o fôlego.
Naquela altura, muita gente imobilizou-se espontaneamente à sua volta. Chen Si, que levava um pão na boca e pedalava rumo à aula numa bicicleta, também travou sem dar por isso. Olhou para aquela silhueta e sentiu o coração a martelar no peito de forma desordenada.
A palpitação daquele momento continuava profundamente guardada na sua memória. Chen Si levou a mão ao peito; aquele coração havia muito adormecido recomeçara a bater.
Como fora possível deixar de sentir algo por ela de um momento para o outro?
A partir de quando é que...
De repente, uma voz familiar infiltrou-se nos ouvidos de Chen Si.
«*As Despedidas de Outono*, de Richard Clayderman. Toca muito bem.»
Chen Si despertou de imediato do seu transe, abriu ligeiramente os olhos e virou a cabeça para a direita, constatando que o lugar vazio ao seu lado fora