Capítulo 54 — Não havia ninguém
Chen Si tocou novamente a empunhadura da faca com a mão direita.
— O quê? Tem algo que não pode ver a luz do dia?
Ran Zhu naturalmente percebeu o movimento de Chen Si, desmanchou a expressão e estampou novamente um sorriso bajulador.
— Ora, que é isso que o senhor me diz, meu jovem? Nosso vilarejo é composto por cidadãos honestos e cumpridores da lei, como poderia haver algo que não pode vir à luz? Mais tarde, eu o levo para dar uma volta naquele templo ali, acender duas varas de incenso; quem sabe as divindades não acabam lhe abençoando também?
Dito isso, ele continuou a abrir o caminho obedientemente.
Caminharam por mais de uma hora. Já se aproximava o meio-dia; embora o contorno do sol pudesse ser discernido no céu, a luz solar ainda era incapaz de dissipar a densa névoa ao redor.
Chen Si avançava em meio à névoa espessa. Após tanto tempo de caminhada, uma sensação de sufocamento o invadiu, como se a neblina fosse tangível, inalada para os pulmões sem conseguir ser expelida por um bom tempo.
Sons furtivos ecoavam constantemente no bosque de bambus, como se alguém sussurrasse à distância, sem que se pudesse distinguir se era o vento ou gente.
*Chisp, chisp.*
O farfalhar das folhas de bambu finalmente foi diminuindo, e os infindáveis bambus verdes à beira da estrada tornaram-se mais esparsos. Avançando um pouco mais, surgiram os primeiros vestígios de construções humanas.
Uma colina árida e despida apareceu diante deles, repleta de galerias de mineração de todos os tamanhos. Devido aos anos de exploração, aquela encosta não exibia vestígio algum de vegetação.
Não muito longe, sete ou oito escavadeiras e caminhões de transporte jaziam abandonados em desordem num terreno baldio. Algumas caçambas ainda carregavam minérios negros, mas não havia sinal de motoristas nas cabines, e brotos de capim verdejante já despontavam entre as pilhas de minério, evidenciando que jaziam esquecidos ali havia muito tempo.
— Irmão, a fábrica fica por aqui! A fábrica da nossa aldeia é imponente, deixe-lhe fazer um tour por dentro.
Não se preocupe, eu sou alguém de respeito na fábrica, eles não ousam me desrespeitar!
Chen Si assentiu e o seguiu, prosseguindo.
Os dois seguiram pelas marcas de pneus na estrada por meia hora até finalmente avistarem o contorno da fábrica.
O complexo era cercado por muros de tijolos negros e antigos, cobertos de musgo esverdeado, aparentando total abandono havia longos anos.
De peito estufado, Ran Zhu aproximou-se da entrada principal e atravessou diretamente o portão de ferro enferrujado e esfarrapado.
Ele lançou uma olhada de soslaio para a guarita completamente vazia e disse, orgulhoso, a Chen Si:
— Meu jovem, pode entrar sem medo, estou por trás disso, eles não ousam lhe barrar.
Chen Si olhou e notou que as mesas e cadeiras da guarita estavam cobertas de poeira. Ele se perguntava com quem o outro estava falando.
No entanto, Chen Si não o desmascarou e, cooperativo, perguntou:
— Pelo visto, sua posição aqui não é baixa?
Essa pergunta finalmente atingiu o ponto fraco de Ran Zhu, que, colocando as mãos na cintura, declarou:
— Ora pois, é claro! Este que vos fala é a viga mestra da fábrica, um trabalhador de tecnologia de ponta, entende? A fábrica não gira sem mim; mesmo que o diretor venha até aqui, tem que me tratar com a maior cortesia! Minha esposa é filha do diretor!
Dito isso, ele empurrou a porta e conduziu Chen Si para o interior de uma das oficinas de produção.
Lá dentro, todos os tipos de equipamentos de fundição de metal estavam perfeitamente alinhados, revelando que as instalações originais da fábrica haviam sido relativamente avançadas.
Contudo, a tinta na superfície desses equipamentos já havia descascado, e teias de aranha se espalhavam por toda parte.
Assim que a porta se abriu, um bafo úmido e mofado atingiu-lhes o rosto.
Chen Si cobriu o nariz com a mão e olhou ao redor, perscrutando a esquerda e a direita.
Não havia nenhuma alma viva ali dentro, nem mesmo um cadáver à vista; tirando isso, nada parecia fora do normal.
Só então ele seguiu atrás de Ran Zhu para o interior.
No entanto, mal pisou lá dentro, Ran Zhu começou a cumprimentar o nada.
Ele estendeu o braço entusiasticamente, simulando dar tapinhas no ombro de alguém.
— Velho Li, tem sido penoso no posto ultimamente. Como vai o trabalho? Precisa que este jovem aqui lhe dê uma mãozinha?
Ran Zhu fez uma pausa, como se aguardasse a resposta daquela massa de ar.
Momentos depois, ele sorriu e respondeu:
— Bom, muito bom, continue firme. Quando terminar essa tarefa em mãos, vou falar umas palavras com o diretor para ver se consigo um aumento para você.
— Somos irmãos, que agradecimento que nada! Naturalmente, lembre-se de pagar um jantar outro dia, o dinheiro para a cachaça não pode faltar.
—...—
Ran Zhu deu uma volta completa pela oficina de processamento, cumprimentando um a um os "amigos trabalhadores" presentes, ostentando ares de quem era muito influente ali.
Contudo, aquela cena, aos olhos de Chen Si, parecia terrivelmente macabra.
Um cadáver sem pulso ou respiração, já morto há muito tempo, cumprimentava pessoas por toda parte numa fábrica completamente vazia.
Era como se, aos olhos dele, os operários ali estivessem trabalhando a todo vapor e todos fossem velhos conhecidos.
Um pensamento estranho brotou na mente de Chen Si.
Será que os mortos conseguem realmente enxergar a presença de almas? Estaria ele cumprimentando as almas penadas dos aldeões mortos?
Mantendo uma atitude cética, ele continuou a seguir os passos de Ran Zhu, acompanhando-o por várias outras oficinas de produção em sequência.
Ran Zhu conhecia cada pessoa na fábrica, conversando longamente em cada oficina que visitavam, e parecia genuinamente divertir-se, desfrutando imensamente dos elogios daqueles "colegas de trabalho".
Depois de dar uma volta completa de ponta a ponta e gastar bastante tempo, Chen Si ainda não conseguira encontrar pista alguma.
Vendo que a noite caía, Ran Zhu lançou um sorriso astuto a Chen Si.
— Meu jovem, veja só, a noite já vai cair. Não quer ir sentar um pouco na minha casa? Minha casa é enorme, uma residência térrea de três andares com vários cômodos, edredons e cobertores de sobra, pode ficar à vontade para se hospedar.
Uma ponta de hesitação invadiu o íntimo de Chen Si.
Para ser franco, ele não tinha a menor vontade de voltar para casa com um morto.
Porém, em todo o vilarejo, Ran Zhu era o único morador com quem ainda se podia conversar; os demais haviam desaparecido sem deixar rastro.
Chen Si não queria perder aquela pista crucial.
Após ponderar por um instante, ele assentiu e aceitou.
O rosto de Ran Zhu abriu-se num sorriso radiante, com um traço de lubricidade no olhar, enquanto esfregava o polegar contra o indicador numa deixa óbvia.
— Meu jovem, se quer se hospedar, sem problema nenhum, mas é claro... *cof, cof*...
Chen Si não esperava ser chantageado por um defunto, mas retirou da carteira mais algumas notas vermelhas de grande valor e entregou-lhes na mão.
— É o bastante?
Ran Zhu contou as notas e assentiu veementemente.
— Chega, chega! Quando voltarmos, vou preparar uns pratos para o senhor comer! Comida caseira, da melhor qualidade!
Dessa forma, ele conduziu Chen Si de volta ao vilarejo.
Para facilitar o deslocamento dos operários, a fábrica fora construída não muito longe da Aldeia de Huangji Kou; após caminhar pouco mais de um quilômetro, já se avistavam os contornos das primeiras moradias.
Através da névoa espessa, podiam-se distinguir algumas luzes amareladas bruxuleando na penumbra da noite.
Aquelas luzes piscavam fracas e intermitentes, ostentando um aspecto sinistro.
Ao se aproximarem, descobriram que a claridade provinha dos postes de luz da rua pública.
Devido à falta de manutenção por longos anos e a conexões defeituosas, a luminosidade era fraca e precária, mal iluminando um pequeno raio ao redor.
Mais adiante, porém, uma longa rua estendia-se profunda e negrinha, desprovida de qualquer vestígio de luz.
Parecia um abismo profundo, com um par de olhos fitando-o silenciosamente desde o fim da alameda.
— Os postes de luz estão quebrados há muitos anos, não leve a mal.
Ainda bem que a casa de Ran Zhu ficava logo na entrada da aldeia, dispensando a necessidade de adentrar o vilarejo.
No entanto, a residência tampouco era tão espaçosa quanto ele alardeava: tratava-se de uma choupana de taipa encimada por telhas e palha para abrigar da chuva, cujas paredes exibiam fendas profundas, bamboleantes e prestes a ruir a qualquer momento.