Capítulo 50: Quem comprou os fósforos?
Quando era jovem, Wu Ying gostava de ajudar a família de seu irmão mais novo. No auge dessa mania, o irmão comia carne enquanto os próprios filhos dela só podiam beber o caldo.
Wei Dapeng flagrou a situação uma vez, armou um escândalo terrível e foi até a casa da família de Wu Ying tirar satisfações. Depois disso, Wu Ying maneirou bastante e, com o tempo, as pessoas pararam de prestar atenção no assunto.
Todos pensavam que ela havia perdido o péssimo hábito, mas, na verdade, ela apenas o escondera ainda melhor.
Das economias de toda a vida de Wei Dapeng, que somavam tranquilamente entre mil e dois mil yuans, havia na caderneta de poupança real pouco mais de quinhentos yuans.
Com razão, quando negociaram a compra do emprego com a família deles, evitaram a todo custo falar sobre valores e ainda depreciaram a vaga ao extremo; no fundo, queriam comprá-la a preço de banana.
— Na verdade, Wei Ye tem uma irmã mais velha. — Como esses acontecimentos eram antigos, além de alguns vizinhos veteranos, quase ninguém mais sabia dos detalhes. — Naquela época, Wu Ying foi visitar a família levando o bebê, mas, no caminho, um traficante de pessoas o raptou.
— Ah? — Tang Huan ficou chocada, achando aquilo de uma audácia tremenda. — Chegaram a chamar a polícia? O criminoso foi pego?
Xing Cui balançou a cabeça. Quando a menina era pequena, ela chegou a carregá-la no colo; era uma criança extremamente obediente, com a pele clara e delicada.
Indignada, Tang Huan exclamou: — Esse tipo de traficante deveria ser fuzilado e picado em mil pedaços!
Havia coisas que Xing Cui guardava para si e nunca havia contado a ninguém em tantos anos, mas talvez, por estar sufocada por tanto tempo, quisesse apenas desabafar com alguém. — Na verdade, aquela criança foi vendida pela própria Wu Ying.
Wu Ying se envergonhava por o primeiro filho ser mulher e, após o parto, sentia-se inferiorizada o tempo todo.
A família de Wu Ying era machista e valorizava apenas os homens. Embora a família Wei nunca a tivesse censurado por dar à luz uma menina, toda vez que ela voltava à casa dos pais era alvo de chacota. Ninguém sabia o que se passara na cabeça dela para decidir vender o bebê em segredo, mentindo para os de fora de que a criança havia sido roubada por sequestradores.
A mente de Tang Huan deduziu imediatamente: — O dinheiro da venda foi parar nas mãos da família dela, não foi?
— Eu não sei. — Xing Cui ignorava esse detalhe, mas achava a hipótese altamente provável.
Por uma incrível coincidência, certa vez, ao retornar à casa de seus pais, cruzou no caminho com uma mulher que carregava uma criança cujo rosto lhe parecia extremamente familiar, o que despertou sua atenção.
A mulher era bastante despreocupada e, sem mencionar a Xing Cui que a criança fora comprada, limitou-se a dizer que a havia adotado.
Naquela época, Xing Cui pensou que traficantes tivessem vendido a criança para aquela mulher e até quis levá-la à delegacia. Mais tarde, porém, a mulher mencionou o nome e descreveu a aparência de Wu Ying, fazendo-a compreender que a própria mãe vendera a menina de sangue.
Ela pretendia negociar com a mulher e juntar dinheiro para recomprar a criança, mas, antes que pudesse notar, a mulher fugiu carregando o bebê.
Essas lembranças permaneceram sepultadas no coração de Xing Cui por dezenas de anos, sendo essa uma das razões pelas quais ela nunca suportou Wu Ying. Ela desconhecia se a venda da criança fora iniciativa exclusiva de Wu Ying ou um acordo do casal, visto que, após Wu Ying anunciar o desaparecimento da filha, Wei Dapeng jamais saíra à cata dela.
Ao longo de tantos anos, ela jamais ousara questionar Wei Dapeng, temendo gerar um constrangimento insuportável.
Até as feras evitam devorar seus próprios filhotes, mas Wu Ying era pior do que um animal.
Xing Cui jamais revelara essa história nem mesmo a Meng Qinghe, temendo que o velho, ao beber demais, acabasse soltando a língua com terceiros.
— Como uma pessoa dessas pode se chamar de mãe? — Tang Huan, tomada por um profundo desgosto, jogou um pedaço de lenha na fornalha. Enquanto alguns desejam desesperadamente um filho sem conseguir alcançá-lo, outros recebem com facilidade aquilo que é o sonho alheio, mas não dão o menor valor.
Xing Cui suspirou. Tempos depois, ela ainda rondou a região da casa de seus pais, mas nunca mais encontrou aquela mulher nem avistou a criança.
— Vamos deixar esse assunto para lá, só serve para nos envenenar o sangue. — Xing Cui cozinhava peixe no fogão a carvão e, lembrando-se da pilha de fósforos que guardara na gaveta, perguntou: — Xiao Huan, foi você quem comprou os fósforos que estavam perto do fogão dias atrás?
— Não fui eu. Eu até pretendia comprar, mas acabei esquecendo. — Tang Huan realmente planejava adquirir mais fósforos quando os antigos acabassem, mas, na manhã seguinte, com a cabeça cheia de preocupações na escola, o assunto lhe escapara da memória.
Agora havia apenas uma caixa ao lado do fogão. Tang Huan levantou-se e abriu a gaveta situada sob a mesa onde ficava a garrafa térmica.
Encontrou uma pilha de caixas de fósforos lá dentro. Começou a contar, somando com a que estava no fogão, e deu um total de dez caixas...
Se ela não os comprara, só podiam ser obra de Meng Zeyuan. Será que ele temia que ela ficasse sem meios para acender o fogo?
Isso feria um pouco o seu orgulho! Sério mesmo!
Xing Cui comentou com desdém: — Então foi seu irmão quem comprou. Um homem graúdo desses que não sabe medir as coisas, comprou fósforos em excesso sem se importar se vão mofar com a umidade.
Tang Huan calculou mentalmente a velocidade com que consumia os palitos: se nos próximos dois ou três dias fosse ela a responsável por acender o fogo, os fósforos não teriam a menor chance de estragar por umidade.
Quanto ao fato de ter gasto uma imensidão de fósforos sem conseguir fazer o fogo pegar nos dias anteriores, ela trataria de guardar segredo; afinal, sua reputação precisava ser preservada.
Meng Qinghe havia tirado uns dias de licença na fábrica. Pela idade, já deveria estar aposentado, mas, achando a aposentadoria entediante demais, negociou com a administração o retorno às suas funções.
Por coincidência, a fábrica relutava em dispensá-lo e, diante da disposição do veterano em continuar trabalhando, fecharam o acordo rapidamente, recontratando-o.
De volta ao batente, a carreira do camarada Meng Qinghe parecia viver uma segunda primavera. Ele demonstrava ainda mais afinco pelo trabalho, raramente se atrasava ou saía mais cedo.
Conceder-se folgas era raríssimo, tanto que, logo na manhã seguinte, lá se foi ele correndo para a fábrica.
Como estudante do ensino médio, Tang Huan acabou sendo a segunda pessoa da casa a se levantar. Primeiro, saiu para comprar o café da manhã da sogra e, só então, preparou-se para apanhar o ônibus rumo à escola.
Ao passar pela casa da família Wei, deparou-se com Wei Ye saindo pela porta carregando uma trouxa gigantesca nas costas, tão colossal que Tang Huan chegou a suspeitar que ele estivesse de mudança.
— É o meu primeiro dia trabalhando como ambulante. — Talvez percebendo o olhar intrigado de Tang Huan, Wei Ye sorriu e explicou.
Tang Huan assentiu com a cabeça e disse com um sorriso encorajador: — Força!
Em seguida, disparou em trote rápido na direção da saída do beco; precisava acelerar o passo para não perder o ônibus.
Meng Zeyuan partira e passara vários dias fora, nem sequer retornando no domingo.
Xing Cui tentara telefonar para ele, mas ninguém atendia do outro lado da linha, fosse de manhã, à tarde ou à noite.
Compreendendo que, como militar, ele podia ser convocado para missões a qualquer momento, Xing Cui não entrou em pânico, limitando-se a fazer uma ligação diária.
As chamadas diárias da sogra tornaram-se motivo de constante preocupação para Tang Huan, que todos os dias fazia questão de perguntar se a ligação finalmente dera certo.
Anteriormente, Tang Huan prometera a Feng Sisi acompanhá-la na patinação no gelo, marcando o passeio para aquele domingo. Além disso, Sun Qiyang pedira a Meng Zeyuan que avisasse Tang Huan para se encontrarem na pista de patinação no mesmo dia.
Após o desjejum de domingo, Tang Huan saiu de casa de ônibus para encontrar-se com Feng Sisi e seguirem juntas para a pista de patinação.
Eram dez e dez da manhã quando chegaram ao local, e logo avistaram Sun Qiyang plantado ao lado do balcão de aluguel de patins.
Sun Qiyang ignorava se Tang Huan compareceria, pois não possuía meios de contato com ela e nem sabia se o irmão Meng havia transmitido o recado. Ele chegara bem cedo para aguardar; o que menos temia era que ela não viesse, seu maior pavor era que ela aparecesse e ele a perdesse de vista.
Feng Sisi aproximou-se para alugar os patins, com Tang Huan logo atrás.
Sun Qiyang sorriu para ambas e virou-se para o funcionário do balcão, instruindo que a entrada para aquelas duas jovens passaria a ser gratuita.
O atendente entregou a numeração correta de patins a Feng Sisi e voltou-se para Tang Huan, perguntando qual era o seu número.
Tang Huan balançou a cabeça. — Eu não vou calçar, só vim assistir da arquibancada.
Ela tinha outro propósito ao vir ali naquele dia: agradecer. Na última vez no hospital, acabara não tendo tempo de agradecer devidamente a Sun Qiyang.
— Por que não vai patinar? Lembro que da última vez você disse que queria aprender. — Sun Qiyang perguntou curioso, nutrindo a expectativa de poder ensiná-la.
Tang Huan deu um sorriso sem graça e foi francamente sincera: — Tenho medo de dor. Levar tombos dói demais.