Capítulo 139: O Verdadeiro e o Falso Príncipe
Não era de esperar que fosse ele. Aquele rosto, mesmo sob a iluminação daquela rua deslumbrante, continuava a resplandecer com um brilho incomparável, eclipsando toda a beleza ao seu redor.
Baili Suye exibia uma expressão de pura zombaria, seus lábios finos curvando-se em um arco perfeito:
— Perdeste alguma coisa?
— A bolsa de moedas — respondeu Wenren Qianjue com um muxoxo, irritada consigo mesma. Tinha-se divertido demasiado e, com a confusão da multidão, a situação era de uma tolice embaraçosa. Se os seus antigos camaradas soubessem que a temida "Assassina Silenciosa" Qianjue se deixara enganar por um reles carteirista, hã, mais valia eliminar toda a gente para garantir o silêncio!
Chiyan soltou uns ganidos fofos, esforçando-se por chamar a atenção.
Com gestos tão puros e límpidos como o jade, Baili Suye estendeu a mão, ajeitou com naturalidade a máscara que ela usava e segurou-lhe a mão de forma tão espontânea que ela nem sequer teve tempo de pensar em recuar.
— O que quiseres comer, o que quiseres fazer, eu estou aqui — disse ele, com uma leveza desconcertante.
*Eu estou aqui.*
Em todo o mundo, parecia não haver palavras mais doces do que essas quatro.
Ainda mais vindas de alguém que verdadeiramente conseguia resolver qualquer problema — mesmo que ela não precisasse de quem fizesse o seu trabalho.
Wenren Qianjue franziu o cenho. Estaria o Sétimo Príncipe a ter mais um dos seus episódios?
Enquanto pensava nisso, já se encontrava diante de uma pequena banca onde muitas pessoas tentavam a sorte num jogo de argolas. A alguma distância no chão, repousavam vários pequenos artigos encantadores.
Em particular, um frasco de vidro facetado em forma de lanterna floral apaixonava as donzelas presentes.
Bastava atirar a argola de ferro e acertar no frasco para que este passasse a ser teu. Contudo, a distância era traiçoeira e ninguém conseguia acertar.
Enquanto a multidão suspirava de desilusão, uma voz preguiçosa fez-se ouvir:
— Argolas.
Um lingote de prata caiu sobre a bancada do vendedor.
Este abriu imediatamente um sorriso largo e entregou as argolas de ferro a Baili Suye e Wenren Qianjue.
— Gostas daquilo? — Baili Suye estendeu o dedo com nonchalance, apontando diretamente para o frasco de vidro.
Wenren Qianjue coçou o nariz, exibindo um sorriso indolente e provocador:
— Não gosto.
— Ah. — Mal o som da voz de Baili Suye se desvaneceu, a argola partiu da sua mão! Num mero piscar de olhos, o frasco de vidro foi certeiramente laçado! Com precisão absoluta e letal!
Um murmúrio de espanto ecoou ao redor, e vários olhares invejosos de jovens donzelas recaíram sobre Wenren Qianjue.
— Ora... Jovem Mestre Ye, eu disse que não gostava — resmungou ela, cerrando os dentes. Aquele príncipe só era feliz se fizesse exatamente o oposto do que ela queria? Ela não tinha paciência para joguinhos com objetos frágeis de rapariga; se aquilo separtisse, decerto ficaria aborrecida.
O frasco de vidro foi-lhe entregue nas mãos, enquanto Baili Suye murmurava com serenidade:
— O que tu gostas, hei de dar-to. O que os outros gostam, também farei questão de que o tenhas.
O pequeno frasco colorido tornou-se de repente pesado demais nas suas mãos, e ela quase o deixou cair.
Enquanto falava, Baili Suye já havia lançado todas as restantes argolas, conquistando com perfeição implacável os melhores prémios das duas filas traseiras!
O dono da banca estava quase em prantos:
— Jovem Mestre, tenha piedade de mim. Olhe, talvez fosse melhor deixar a jovem tentar a sua sorte.
— Eu? — Wenren Qianjue ergueu o canto dos lábios com um sorriso malicioso. Vendo que o dono assentira, estalou os dedos e aceitou as argolas restantes, lançando-as todas num único segundo!
As argolas voaram em simultâneo!
E acertaram com precisão cirúrgica em todos os artigos que sobravam!
— Ah... ah?! — O dono da banca ficou de queixo caído, e a multidão pasmou.
Wenren Qianjue sorriu para as raparigas que continuavam atónitas:
— Escolham o que quiserem, agora é vosso. Considerem-no como a minha prenda para o Festival das Lanternas.
As jovens precipitaram-se de imediato em direção aos prémios.
Segurando o frasco de vidro, Wenren Qianjue afastou-se da multidão ao lado de Baili Suye:
— Para onde vamos a seguir?
Testar a sorte provara ser uma brincadeira de crianças para ela.
Por trás da máscara, os lábios de Baili Suye curvaram-se num leve sorriso, enquanto nos seus olhos escuros como a noite faiscava um brilho enigmático. Ele continuou a segurar-lhe a mão:
— Vamos pescar peixes dourados.
De uma ponta à outra da rua, o par experimentou todas as atrações possíveis, deixando por onde passavam um rasto de lamentações dos feirantes, cujas bancas ficavam completamente depenadas.
Wenren Qianjue sorria com um ar insolente. As pratas que Baili Suye pagara cobriam largamente as perdas — provavelmente com juros —, por isso, se ainda assim choramingavam, o problema era deles.
Chiyan empoleirou-se no ombro dela, empinando o peito com altivez, a contemplar a paisagem da rua de cima.
Ao chegarem ao fim da avenida, Baili Suye ergueu o olhar com nonchalance e apertou-lhe a mão um pouco mais:
— Vamos dar uma vista de olhos ali.
Não muito longe, um riacho corria suavemente, trespassado por uma ponte de arquitetura antiga. Em ambos os lados da ponte balançavam lanternas vermelhas, oscilando ao sabor da brisa numa atmosfera serena e encantadora.
Wenren Qianjue caminhou com passo tranquilo ao lado dele.
A superfície da água refletia a silhueta de ambos. As plantas aquáticas repousavam no fundo, flutuando com uma brandura enterecedora. Pequenas lanternas em forma de nenúfar derivavam desde longe, carregando consigo os anseios e os afetos de alguém.
Era a primeira vez que Wenren Qianjue testemunhava aquilo, pelo que o seu interesse despertou naturalmente, curvando os lábios:
— Nunca tinha visto nada assim.
— Então vamos lançar uma — disse ele, guiando-a para fora da ponte com gestos suaves e elegantes. Embora o rosto permanecesse oculto pela máscara, a sua presença transmitia uma profunda tranquilidade.
Ao chegarem ao local apropriado, ele comprou uma lanterna e colocou-a diante dela.
A pequena lanterna era primorosamente trabalhada. Wenren Qianjue acendeu a vela no seu interior, embora não fizesse nenhum pedido em silêncio. A agachar-se junto à margem, sorriu; estava habituada a não implorar por nada, preferindo agarrar com as próprias mãos aquilo que desejava.
A lanterna deslizou pelos seus dedos esguios para a correnteza, afastando-se lentamente com o fluxo da água.
Em toda a extensão do rio, as dezenas de lanternas brilhantes assemelhavam-se a uma via láctea invertida que tivesse caído por engano no mundo mortal.
Mais abaixo no rio, num recanto silencioso, a água refletia a figura de uma beleza inigualável.
Baili Suye mantinha-se em pé à beira da água, o manto negro drapejando sem que houvesse vento. Ele parecia totalmente desligado daquela atmosfera festiva, ostentando a frieza e o distanciamento altivo de uma divindade.
A voz da jovem ao seu lado não revelava emoções, mas transparecia uma ténue expectativa:
— Sétimo Príncipe, eu ainda não tinha lançado uma lanterna.
Por trás da máscara, o rosto idêntico ao de Wenren Qianjue contraía-se num sobrolho franzido.
— Afinal, quem és tu? — A voz preguiçosa de Baili Suye desfez-se no ar nocturno, fazendo a figura ao seu lado enrijecer.
— O que está a dizer o Sétimo Príncipe? Não sou eu Wenren Qianjue?
— Muito parecida. Mas não és tu — retorquiu ele, com um tom de escárnio descontraído.
A mulher hesitou por um instante antes de retirar a máscara. O rosto altivo e gélido de Wenren Qianjue confrontou o olhar dele:
— Veja bem, Sétimo Príncipe! Se não quer aproveitar esta noite em paz, posso ir-me embora sozinha! Não precisa de vir com disparates sem sentido!
— Hã... — Baili Suye esboçou um sorriso de profundo desprezo.
De repente, agarrou-lhe o pulso com força:
— Onde está o teu anel de jade?
A mulher olhou para a própria mão e mordeu o lábio:
— Esqueci-me de o pôr.
— Eu disse-te que não te era permitido tirá-lo. Caso contrário, far-te-ia em pedaços... — Uma ferocidade assassina cintilou naqueles olhos. Baili Suye estava claramente a usar força real; não estava a brincar!
Sentindo o pulso a arder de dor, a mulher recuou um passo:
— Sétimo Príncipe, dói! Posso voltar a usá-lo da próxima vez!
— Hã... — Um sopro gélido escapou-lhe dos lábios, e ele largou-lhe o pulso de imediato. No segundo seguinte, recuperou a sua frieza habitual e, sacudindo as mãos com desdém como se tivessem sido contaminadas, disse com indolência:
— Tu não és ela. Tu não cedes, tu imploras por piedade.
A verdadeira jovem saberia sorrir enquanto empunhava uma adaga; mesmo que concordasse com um sorriso nos lábios à superfície, a dignidade no seu íntimo nunca permitiria tal violação!
A mulher congelou no sítio.
Em seguida, o seu corpo dissolveu-se no ar, transformando-se em volutas de fumaça ténue, como se nunca ali tivesse existido.
— Pensei que fosse apenas um reflexo — murmurou Baili Suye com frieza, dando o primeiro passo. Agora, precisava de encontrar a verdadeira mulher estúpida que se deixara enganar por aquela ilusão.
***
Do outro lado, junto à zona animada das lanternas, Wenren Qianjue permanecia agachada, com o rosto iluminado pelo brilho cintilante da água.
Ao seu lado, Baili Suye inclinou-se ligeiramente e, soltando os dedos com suavidade, deixou que outra lanterna seguisse o curso do rio. Em seguida, ergueu-se e disse com a sua habitual preguiça:
— Vamos dar uma volta.
Wenren Qianjue levantou-se prontamente:
— Vamos.
Os dois caminharam até um pavilhão à beira da água, de onde se desfrutava de uma vista panorâmica sobre a paisagem longínqua.
Chiyan correra para a relva para brincar. Baili Suye aproximou-se calmamente e encurralou-a contra uma coluna:
— Qianjue... — Os seus olhos escuros estavam a centímetros dos dela, e a sua voz soava abrasadora junto aos seus lábios...
— Hã — respondeu ela com indiferença, baixando o olhar.
A mão de Baili Suye acariciou-lhe a face e, no instante em que ela não o conseguía ver, o brilho enigmático nos seus olhos intensificou-se, acompanhado por um sorriso sinuoso nos cantos da boca.
No entanto, continuava a murmurar:
— Qianjue... Qianjue...
Aquele sussurro repetido era capaz de comover qualquer coração.
A penumbra, a noite, tudo conspirava na medida certa. Ele inclinou-se para a beijar, mas, mesmo antes de os lábios se tocarem, Wenren Qianjue ergueu subitamente o olhar.
Nos seus olhos frios, havia um sorriso repleto de malícia:
— Achas mesmo que sou tonta ao ponto de te confundir com o Sétimo Príncipe?
A sua voz soava cristalina!
A atmosfera de cortejo não a tinha afetado minimamente!
O corpo de Baili Suye enrijeceu por um momento e o seu sobrolho franziu-se com irritação:
— Mulher estúpida, tens noção do que estás a dizer?
— Perfeitamente — respondeu Wenren Qianjue, aborrecida. Empurrou-o com descompromisso, apoiou o queixo na mão e, com o olhar faiscante, fitou a outra margem da ponte: — Só queria experimentar como era ter alguém a acompanhar-me. Ah, afinal é só isto.
— Só isto?! — Baili Suye parecia simultaneamente chocado e furioso, encarando o perfil dela com incredulidade. Ele tinha desempenhado o papel na perfeição, como era possível que ela não se tivesse rendido?!
Como se adivinhasse o que ele pensava, Wenren Qianjue virou-se com indiferença, num tom distante:
— Porque sabia que a pessoa ao meu lado não era quem eu conheço. Não dá para se divertir a sério com alguém de quem não somos próximos.
Nesse exato momento, uma figura vestida de preto subiu calmamente ao pavilhão. Outro Baili Suye ergueu as sobrancelhas, desferindo palavras cáusticas sem qualquer pieguice:
— Mulher estúpida, demoraste tanto tempo.
— Ora, ora — Wenren Qianjue levantou-se com indolência. — Eis que chega outro. Este também não será falso?
O primeiro Baili Suye ergueu-se com serenidade. Os dois indivíduos idênticos fitavam-se face a face. Wenren Qianjue apoiou o queixo na mão, estreitou os olhos e abriu um sorriso divertido.
Tsk tsk, que belo espetáculo.
Nenhum dos dois dirigiu a palavra ao outro; ambos voltaram a atenção para ela.
— Porque me olham assim? Aquele tipo ali é terrivelmente forte, porque não lutam entre si? Aquele que vencer, eu acredito que é o verdadeiro — sugeriu ela com o desassossego de quem assiste a um bom filme.
Estava a ponderar se devia chamar Chiyan para o piso superior; afinal, uma cena tão divertida dificilmente se repetia numa vida inteira.
— Não percas tempo. Bater nisto sujaria as minhas mãos — murmurou o recém-chegado com um sobrolho ligeiro, revelando uma impaciência invulgar nos olhos escuros.
Esta mulher já se tinha habituado a brincar com o fogo?
— Oh... — Wenren Qianjue ergueu-se, espreguiçou-se com preguiça, estalou o pescoço e só depois de se sentir totalmente confortável é que declarou: — Conheço uma forma de distinguir o verdadeiro do falso.
Ambos os Baili Suye franziram o cenho, em silêncio.
— Cof, cof. — Ela limpou a garganta. — Então prestem atenção!
*Num ápice.*
Um clarão escuro cruzou o ar e, num segundo, mergulhou no rio, desaparecendo sem deixar rasto.
O Baili Suye que a acompanhara desde o início estreitou subitamente os olhos. Um olhar carregado de fúria recaiu sobre ela, enquanto o seu sorriso malicioso se alargava:
— Wenren Qianjue, já te disse para nunca mais tirares isto!
Lançando-lhe um olhar de profunda desilusão, ele atirou-se de imediato para as águas do rio.